Idaron apóia imunização do rebanho boliviano

Idaron apóia imunização do rebanho boliviano

Idaron apóia imunização do rebanho boliviano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para proteger a saúde dos mais de 12 milhões de bovinos e bubalinos rondonienses, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e o Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (FEFA), fez uma parceria com o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Alimentar da Bolívia (Senasag) para imunizar o rebanho da região de fronteira contra a febre aftosa.
A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.440 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje reconhecido como livre de aftosa com vacinação.
De acordo com o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, foram formadas equipes de fiscais da Agência Idaron nas regiões de fronteira com a Bolívia nos municípios de Costa Marques, Pimenteiras, Alta Floresta do Oeste - Porto Rolim, Guajará–Mirim e Nova Mamoré.
O presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges, disse que os fiscais da Agência Idaron e do Senasag estão vacinando o rebanho de fronteira desde o dia 1º de dezembro e a previsão de término dessa operação para o dia 25 de janeiro, “mais de 45 dias onde nossos técnicos estão em território boliviano, para proteger a saúde de nosso rebanho”.
A Bolívia esta realizando seu 22º Ciclo de Vacinação Contra a Febre Aftosa e conta com o apoio da Agência Idaron desde 11º Ciclo de Vacinação ocorrido em 2006. “Nossa expectativa para esse ciclo é vacinar mais de trinta e cinco mil animais na área de fronteira, número bem superior aos vinte três mil do último ciclo. O objetivo da Bolívia é se tornar livre da febre aftosa, ampliando mercados e facilitando o comércio para contribuir com o desenvolvimento econômico dos nossos irmãos bolivianos. O nosso lema é cooperar, por isso estamos juntos nesta empreitada”, esclarece o presidente da Idaron Marcelo Borges.
Borges e a diretora Técnica, Caroline Cadamuro agradeceram a colaboração de cada servidor da Idaron que trabalhou na vacinação ou que ainda estão no território boliviano. “Sabemos que não é fácil percorrer locais de difícil acesso para chegar até aos produtores Bolivianos, mas o trabalho de cada um é demonstrado com a imunização dos animais e com a vigilância de nossas fronteiras, consequentemente com uma maior proteção de nosso rebanho”, disse o presidente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS