Os moradores do Condomínio Vila Bella, localizado na avenida Guaporé, próximo ao CEMETRON (Centro de Medicina Tropical de Rondônia), zona Leste de Porto Velho (RO), foram surpreendidos pela forte chuva da noite de Natal (24), pois boa parte das casas do condomínio ficaram alagadas. Veículos e móveis também foram os alvos da forte chuva.
De acordo com empresário do ramo de máquinas e caçambas, Paulo Cadilack, o problema está ligado a outro condomínio que foi construído nas margens de um igarapé. Segundo ele, é por este motivo que o os moradores foram surpreendidos pelas alagações.
Paulo Cadilack explicou ainda que o canal fluvial que recebe as águas das chuvas atravessa a BR-364 sentido Cuiabá (MT) e pelo fato do condomínio está próximo de um igarapé, onde as águas estão impedidas de escoar, é preciso agir com urgências, pois neste época em Porto Velho as chuvas são constantes.
Para solucionar, Paulo Cadilack, disse aos moradores na tarde desta segunda-feira (26) que é preciso desentupir as saídas de água do canal fluvial ou se for necessário elaborar uma rota alternativa, porém, tudo deve ser feito com licença ambiental da Prefeitura de Porto Velho.
Os moradores estão preocupados com a situação, pois se passaram 48h00 do fato, mas a qualquer instante, novas pancadas de chuvas podem afetar a comunidade e novas alagações podem prejudicar a saúde de crianças, jovens, adultos e idosos do condomínio citado. Entretanto, a comunidade exige a participação dos órgãos competentes para solucionar o problema.