Em visita ao município de Costa Marque, na fronteira do Brasil com a Bolívia, na manhã de terça-feira (6), o vice-presidente Michel Temer acompanhado do governador Confúcio Moura, do ministro da Defesa, Celso Amorim, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da prefeita de Costa Marques, Jaqueline Ferreira Costa e de uma comitiva de oficiais do Exército considerou os resultados preliminares da operação Ágata 3 positivos.
Além da atuação das forças militares na repressão ao crime nas regiões de fronteira ele destacou também a importância do trabalho cívico e social que vem sendo realizado nestes locais. O governador, Confúcio Moura também destacou a importância da ação nesta parte do país e classificou como de fundamental importância para a região de Rondônia e inclusive no combate direto aos cartéis de cocaína existentes nesta extensão do estado com o país boliviano.
Temer, Celso Amorim e Confúcio Moura visitaram o centro de operações da Operação Agata no Comando Militar do Oeste (CMO), onde assistiram uma explanação a respeito do Real Forte Príncipe da Beira construído em 1776, no reinado de Dom José de Portugal, que tinha por objetivo resguardar o território brasileiro das invasões espanholas. Temer afirmou ainda que mesmo após o encerramento da Ágata 3, as fronteiras do estado continuarão a ter atenção redobrada, através da continuidade da Operação Sentinela, realizada pelas policias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) junto com as unidades de segurança locais (PM e DOF, entre outros).
O vice-presidente garantiu ainda a continuidade dos planos de investimento na melhoria da segurança na região fronteiriça. “A fronteira estará permanentemente protegida pelas forças armadas e por todos os organismos de segurança”, assegurou. Já o ministro da Defesa, Celso Amorim, comentou que a cada operação novas lições são aprendidas e que a coordenação conjunta das forças militares é aprimorada. Os dados coletados na Ágata 3, por exemplo, ele disse que vão servir de parâmetro para ações posteriores.
Ágata3
A ação militar teve início no dia 22 de novembro e visa combater o contrabando e o tráfico de drogas na fronteira no Brasil com Bolívia, Paraguai e Peru. A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pelo governo federal em junho deste ano. Além de Exército, Marinha e Aeronáutica, fazem parte da Ágata III as receitas estaduais e federais, Agencia Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Ibama, Funai, Receita Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública
A visita a Costa Marques teve um atraso em função do tempo nublado na manhã de terça-feira (6), o que impossibilitou o pouso das aeronaves no horário previsto que era às 08h30, o que ocorreu somente as 09h24. Ao final do evento, Temer juntamente como o governador, Confúcio Moura e comitiva assistiram a apresentação de estudantes do município, que cantaram o hino de Costa Marques. Em seguida concedeu entrevista a imprensa e seguiu para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Ainda acompanharam a comitiva do vice-presidente Temer, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Wellington Moreira Franco,o comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer; o comandante do Exército, general de Exército Enzo Martins Peri; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de Exército José Carlos e Nardi; o comandante-geral de operações aéreas, tenente-brigadeiro do ar Gilberto Antonio Saboya Bunier, o chefe do Preparo e Emprego do Ministério da Defesa, general de Exército João Carlos Vilela Morgero; o comandante de operações terrestres, general de Exército Américo Salvador de Oliveira, o secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; o secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, o comandante militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira, o comandante militar da Amazônia, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e outras.