Assim como ocorreu com moradores dos bairros Nova Porto Velho, Agenor de Carvalho, Ulisses Guimarães, Rosalina de Carvalho e Parque Ceará, os moradores do bairro Fortaleza, dentro do Três Marias, recebeu a boa notícia de que terão seus imóveis regularizados pela prefeitura.
A informação foi dada pelo secretário municipal de regularização Fundiária e Habitação, Ian Kleber, durante uma reunião com cerca de 200 moradores, na sexta-feira, dia 25, à noite. Ian explicou que a situação jurídica que impedia a solução para o problema já está sendo resolvida pelo setor jurídico da prefeitura.
Os moradores receberam a notícia com festa, alguns se emocionaram ao saber que terão nas mãos a escritura dos seus imóveis. Ian lembrou, no entanto, que o espaço reservado à construção de uma escola no bairro foi ocupado há pouco tempo, e pediu a colaboração dos moradores para que ajudem a conter novas invasões. Agora, todos terão que procurar a Semur, em frente à rodoviária, para levar seus documentos e iniciar o processo. “Já regularizamos cerca de 18 mil imóveis nos últimos anos, durante a administração do prefeito Roberto Sobrinho. Mais do que o direito à moradia, as pessoas tem direito à dignidade. Todos receberão suas escrituras de graça, sem pagar nada”, salientou Ian Kleber. Para receber a comunidade do bairro Fortaleza, a Semur fará atendimento em horário especial, à tarde, entre os dias 5 a 10 de dezembro.
Mapa da Cidade
Ian lembrou também que, além da regularização das moradias, com a distribuição das escrituras, o bairro Fortaleza também está sendo redesenhado por técnicos do setor de topografia da prefeitura. “Vamos colocar o Fortaleza no mapa da cidade”, afirmou o secretário. A Semur também disponibilizou durante a reunião um advogado da prefeitura para conversar com os moradores que estão incluídos no programa Usocampeão, que busca a regularização para quem mora em áreas particulares.
O comerciante João Gaudino, de 36 anos, levou a mulher e os filhos para acompanhar a reunião, e comemorou a boa notícia. “A casa da gente é tudo na vida. Agora vou poder construir, sem medo de perder o imóvel”, disse. O presidente da associação de moradores do bairro, Gilson Ferreira, mora há 8 anos no Fortaleza, e conta ter sido um dos primeiros a chegar. Segundo ele, serão cerca de 800 famílias beneficiadas. Entre elas, a do aposentado Manoel de Souza, de 69 anos, que também ficou feliz ao saber que finalmente será proprietário de direito sobre o que é seu.