Menos
O gerente da empresa Saga, concessionária Volkswagem e Hyundai em Rondônia, Ivan Mendes, também conhecido como “Ivan da Saga” recebeu um puxão de orelhas da matriz da empresa para que deixe de lado a história de ser candidato a prefeito de Porto Velho. Suas intenções políticas estariam atrapalhando os negócios da concessionária no Estado, afinal, Ivan só é conhecido graças a suas aparições em comerciais da empresa.
De fora
Ivan já trabalha na empresa há mais de uma década e atuou em outros estados. É casado e sua família reside na Bahia, um pouco longe para quem anda pensando em ser prefeito em Porto Velho. A idéia de lançar Ivan na política foi do ex-governador e senador licenciado Ivo Cassol, que cogitou a possibilidade de Ivan ser candidato a deputado em 2010. A coisa não vingou e Cassol vem insistindo no nome de Ivan para a prefeitura. Nada contra o executivo, que provou ser muito competente para vender carros, mas daí a administrar Porto Velho...
Brincadeira
Falando sério, passou da hora da população de Porto Velho prestar atenção de fato em quem vai escolher para administrar a cidade pelos próximos anos. Roberto Sobrinho foi, e continua sendo, um desastre. Portanto, essa escolha vai ser decisiva, afinal, estaremos trabalhando com um cenário diferente, sem tantos recursos como anos anteriores. O próximo prefeito não pode ser um aventureiro, tem que ser alguém comprometido e acima de tudo, que resolva os problemas da cidade. Chega desse jogo de empurra.
Enquanto isso
Já aportou por aqui uma empresa baiana responsável pela informatização de diversos setores do governo, entre eles o financeiro. A filial rondoniense da empresa está instalada na rua Tenreiro Aranha com Herbert de Azevedo, e sua matriz funciona na Avenida Professor Magalhães Neto, 1856, no bairro Costa Azul, em Salvador.
Contrato
O primeiro contrato já foi ganho pela empresa Softwell Solutions em Informática S.A., no valor de R$ 7.667.680, e ela já presta serviços para a Secretaria de Finanças do Estado. A licitação foi feita em agosto e interessante o edital, vamos falar um pouco sobre o que faz essa empresa.
Detalhando
A empresa Softwell Solutions desenvolveu um software que constrói softwares. Simples assim, ela tem um programa chamado Maker All (faz tudo, em tradução livre), que simplifica o desenvolvimento de programas. Foi esse sistema que a empresa vendeu para o governo de Rondônia, e que está em funcionamento na Sefin. O governo paga a licença do software (30), o treinamento (60) cobra pelo suporte técnico (30) e consultoria, a R$ 200 por hora.
Contradições
Quem te viu quem te vê. A política dá voltas, e muitas. Durante um encontro do PMDB no domingo, o secretário de Educação do Estado, Júlio Olivar declarou que “sonha em ver Melki Donadon de volta à prefeitura de Vilhena”. Olivar, recém filiado ao PMDB, até poucos dias atrás era PC do B “roxo” e falava o diabo do ex-prefeito Melki, a quem classificava com os piores adjetivos. Mas a declaração de Olívar ainda pegou de surpresa os mais antigos peemedebistas, como Raupp, que quer ver Melki bem longe.
Tenso
As reuniões da família Moura tem andado tensas ultimamente. O governador não tem gostado nem um pouco das movimentações de seu cunhado, Francisco Assis e já determinou que o mesmo pare de fazer negócios usando as relações de parentesco. O clima azeda de vez quando o governador fala sobre a secretaria de assuntos estratégicos. Ele soube que por lá se instalou uma espécie de “governo paralelo”, e isso vem causando confusão, porque a Casa Civil manda fazer e Cira Moura desfaz, principalmente pedidos de deputados e lideranças.
De novo
O delegado Marcos Barp, aquele que havia sido seqüestrado no Rio Janeiro e causou uma confusão danada em Guajará-Mirim, voltou a ser notícia. Dessa vez, acompanhado do também delegado Ronaldo Carvalho Campos. Ambos respondem processo administrativo disciplinar por terem agredido duas pessoas, inclusive sacado pistolas, dentro do “Escritório Bar” em Porto Velho, no último mês de agosto. Barp já estava afastado das funções em Guajará e corre o risco de ser expulso da polícia, uma vez que se encontra em estágio probatório.
Afastados
Na Polícia Militar o comando geral resolveu afastar o comandante e o sub-comandante do 5º Batalhão, que seriam responsáveis pelo episódio envolvendo policiais militares e doação de cervejas do supermercado Atacadão, conforme matéria publicada em PAINEL POLÍTICO na semana passada. O Tenente Coronel PM Ranilson Lira Brayner e o Major PM Shallon foram substituídos.
Apoio
A ASSFAPOM, entidade que representa soldados e familiares de bombeiros e PMs emitiu nota de repúdio pelo afastamento dos oficiais. A nota é confusa e não dá para entender se eles defendem a PM, os oficiais ou o ato em si.
Saiu
O advogado Juaci Loura não representa mais a ASSFAPOM. Ele pediu para sair.
Indiciado
O jornalista Everaldo Fogaça, de Oobservador, foi indiciado pela Polícia Federal por ter, segundo ele, publicado o manifesto do Diretório Central dos Estudantes da UNIR. Fogaça havia ido à Polícia Federal prestar esclarecimentos sobre a origem da nota. Ele disse que o delegado estava “descontrolado” e “dava murros na mesa”.
Quem não cola
E o reitor da Unir, Januário Amaral, quem diria, plagiou parte do texto que ele enviou aos jornais na semana passada. A primeira parte foi retirada do livro “Considerações sobre o governo representativo”, de Débora Ginza. Para quem quiser tirar dúvidas, leia AQUI o texto de Januário e AQUI o texto original.
Luto
Faleceu neste domingo, 23, o jornalista Nelson Townes de Castro, veterano da imprensa rondoniense. Townes perdeu uma luta que travava contra o câncer. Ele era assessor de imprensa na Assembleia Legislativa. Este ano Rondônia perdeu três grandes nomes do jornalismo, em fevereiro morreu Paulo Queiroz, vítima de infarto, em agosto foi a vez de Valmir Miranda, também vitimado por um infarto.
Sol contra o câncer
Tomar sol pela manhã, e não no fim de tarde, pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pele, revela uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Para chegar ao resultado, os autores expuseram dois grupos de ratos à radiação UV _às quatro da manhã e às quatro da tarde, nos momentos de mínima e máxima atividade de regeneração do DNA celular, respectivamente. Aqueles expostos quando a atividade de regeneração estava no nível mínimo, pela manhã, tiveram um risco cinco vezes maior de desenvolver tumores de pele. Nos humanos, acontece o contrário. Os cientistas acreditam que a taxa de regeneração do DNA seja maior no período matutino. Por isso, pode-se supor que aconteça exatamente o inverso do observado nos ratos. Ou seja, durante a manhã o organismo estaria mais protegido contra lesões. O autor e sua equipe já haviam demonstrado que uma proteína chamada XPA é responsável por corrigir danos ao DNA causados pela radiação ultravioleta. O próximo passo é mensurar as taxas de regeneração do DNA na pele de pessoas para confirmar a descoberta.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - Twitter/painelpolitico Facebook.com/painel.politico– telefone 9248-8911.