PRIMEIRA MÃO - Uma associação de juízes se alia ao MST contra o código florestal – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Uma associação de juízes se alia ao MST contra o código florestal – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Uma associação de juízes se alia ao MST contra o código florestal – Por Sérgio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como os magistrados que formam uma tal de Associação de Juízes para a Democracia (AJD), vão ter a imparcialidade necessária para fazer seus julgamentos? Orientados por ideologia, como se compusessem um partido político, tais juízes emitiram nota, essa semana, contra as mudanças no Código Florestal, em trâmite no Senado e uma das mais polêmicas questões dos últimos anos. Imediatamente espalhada na imprensa e sites pelo MST (olhem só a parceria!), a nota diz que a tal AJD considera que “as novas emendas propõem um desmatamento e um impacto ambiental forte em áreas de preservação, sem a realização de um estudo nas áreas antes das votações”. Pior ainda. Segundo a nota que o MST distribui, a associação de juízes apresenta estudos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciência (ABC), publicados na Revista Science, que sustenta que a aprovação do novo Código acarretará na extinção de mais de 100 mil espécies em risco de extinção e de biomas inteiros, na escassez dos recursos hídricos, em desertificação, na potencialização das enchentes e desmoronamentos em áreas urbanas .É importante destacar que tanto as informações da SBPC quanto da Academia de Ciências não tem, até agora, qualquer base científica sólida para ser tratada como verdade.
Embora desconhecida pelo grande público, a tal AJD existe e, ao que tudo indica, tem ligação estreita com ONGs, MST e outras entidades. Como os magistrados que a compõem poderão julgar, eventualmente, ações dentro deste tema? Não seria melhor para Suas Excelências despirem-se das togas e assumirem suas posições políticas como cidadãos? São essas coisas que estão preocupando muito quem analisa as questões da Justiça no Brasil. Entidades que defendem posições político-partidárias, filosóficas e ideológicas, não podem jamais ter qualquer ligação com o único poder em que ainda se pode confiar.
 
 
PLANOS OUSADOS
O PMDB anda assanhado. O partido tem distribuído informações à imprensa de que terá candidatos em todos os 52 municípios. Na verdade, onde não puder compor a cabeça de chapa para a Prefeitura, indicará o vice. Mas o partido presidido no Estado por Orestes Muniz e que tem à frente Valdir e Marinha Raupp como principais nomes, quer abocanhar o maior número de prefeituras em 2012. Preparando a reeleição de Confúcio, em 2014?
EM PREPARAÇÃO
Na Capital, o ingresso de David Chiquilito no partido não foi apenas a adesão de mais um nome conhecido. David está sendo preparado, por enquanto apenas pela cúpula, para mais adiante ser apresentado à chamda militância, para ser a alternativa peemedebista à Prefeitura. Isso se Abelardo Castro Neto não decolar nas primeiras pesquisas.
BRIGA FEIA
A luta pelo comando do Sintero envolve forças políticas das mais quentes. A chapa 1, que quer continuar no poder, mesmo depois de 22 anos, tem sua turma mobilizada, investindo pesado e atacando a oposição. A chapa 2 tem o apoio de pesos pesados da política, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo. A guerra recém começou e já está fervendo.
 
IDEIA CRIATIVA
Interessante a ideia da vereadora tucana Mariana Carvalho, adotada pela Prefeitura de Porto Velho. A ideia é plantar uma árvore para cada criança que nasça.A coisa funcionaria assim: a cada nascimento na Maternidade Municipal, uma muda de árvore - frutífera ou não - será plantada em local apropriado pelos próprios pais do recém – nascido. Que ficarão com a missão de acompanhar o crescimento da árvore como a do filho. Se a comunidade participar, será uma beleza.
DURA REAÇÃO
Pela reação, dura e violenta, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, nega qualquer envolvimento em corrupção na sua pasta. Foi a mais dura resposta de um acusado do governo. Pela indignação do ministro, até dá para se suspeitar que ele pode ter sido vítima de armação. Nos próximos dias e com o desdobramento do caso, se saberá realmente se ele tem culpa no cartório ou não.
AO MENOS OMISSÃO
Pode até não ter havido crime. Mas que houve omissão, houve. O Ministério dos Esportes – e outros do governo – sabem muito bem que dinheiro repassado a ONGS fajutas é simplesmente desviado para vários bolsos, menos para os projetos que deveriam realizar. O próprio Orlando Silva vinha sido avisado pela TCU sobre as falcatruas há muito tempo. Nunca tomou medidas contra elas...
CADA VEZ PIOR
Mesmo com as campanhas, as blitz, as orientações das autoridades e os clamores por cuidado e bom senso, o trânsito matou mais meia dúzia de pessoas nos últimos dias, na Capital e regiões próximas. Dezenas ficaram feridas. A situação caminha para a calamidade. E o pior é que, na grande maioria dos casos, para não dizer a totalidade, a culpa é de motoristas e motoqueiros desatentos, irresponsáveis ou bêbados no volante. De assustar!
PERGUNTINHA
Será que as revistas semanais que circulam a partir da noite desta sexta, virão com mais algum escândalo cabeludo pelos lados de Brasília?
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS