Cremero traz especialista para debater residência médica em RO

Cremero traz especialista para debater residência médica em RO

Cremero traz especialista para debater residência médica em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A melhoria da saúde em Rondônia só virá com ações responsáveis e de médio e longo prazo, com muito planejamento e racionalidade na aplicação dos recursos, que não são muitos. A declaração é da presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, Maria do Carmo Wanssa, durante reunião no Hospital de base, com o diretor, Jean Negreiros; vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Correa lima; com a secretária-executiva da Comissão Nacional de residência Médica do Ministério da Educação, Maria do Patrocínio Tenório; diretor-tesoureiro do CFM, Hiran Gallo e a médica Rita de Cássia Alves Ferreira, secretária-geral do Cremero. A reunião, ocorrido no final da tarde quarta-feira, teve por objetivo fazer um levantamento da real das unidades estaduais que servem como campo de aprendizado à residência médica em Rondônia.
A secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica disse que vê grandes possibilidades de ampliar o programa de residência médica em Rondônia e que isso é um alento para a população, posto que, é a partir da residência médica que se dá a fixação do médico no estado. Para isso, no entanto – afirma Maria do Patrocínio -, deve haver interesse do Governo do Estado. “Sem essa participação do Estado, nada do que estamos tratando se concretizará”.
O vice-presidente do Conselho Federal de medicina, Carlos Vital, afirma que a cada visita ao hospital de Base e o João Paulo II fica evidenciado a necessidade de melhores condições para a capacitação em serviço como se exige a residência médica. Vital assegura que são latentes as dificuldades, com falta de estrutura física, equipamentos e número insuficiente de preceptores (médicos mais antigos que ensinam os novatos na residência médica), ocasionada pela falta de estímulo as estes profissionais. Esses são pontos fundamentais para a melhoria da residência médica em Rondônia. “Afinal, trata-se de formação de jovens que tem compromisso com manutenção de vida e saúde. Esses jovens egressos da escola de medicina precisam ter segurança no amadurecimento e enriquecimento científico e ético”, disse Carlos Vital, que representa a classe médica pernambucana no CFM.
Carlos Vital disse ainda que o Conselho Federal de Medicina está em permanente contato com o Ministério da Educação buscando forma de melhorar a residência médica em todo o Brasil e, especialmente, em Rondônia, onde os dirigentes do CRM vêm reivindicando constantemente melhorias para a saúde.
Já o diretor-tesoureiro do CFM, Hiran Gallo, voltou a afirmar que não falta dinheiro para a saúde. “Tem de melhorar a gestão e ter maior responsabilidade na aplicação desse recurso, focando sempre no objetivo final que é o melhor atendimento à população”. Gallo lamentou a insensibilidade do Governo do Estado, que não agendou audiência para ouvir as propostas da secretária-executiva de Residência Médica do Ministério da Educação.
Segundo Hiran Gallo, é lamentável que o Conselho Regional de Medicina se mobilize para trazer a Rondônia duas importantes autoridades sobre residência médica, com a proposta de ajudar o Estado e sequer serem recebidas pelo Governador, que também é médico. Ele destacou as reuniões de trabalho com os secretários municipal e estadual de Saúde e com os diretores de unidades hospitalares, lamentando a ausência do secretário estadual de Saúde.
Na tarde desta quinta-feira teve início o Primeiro Simpósio de Residência Médica e o Primeiro Encontro de Médicos Preceptores de Rondônia, com as palestras “situação atual da Residência Médica em Rondônia, pela doutora Maria do Patrocínio e mesa redonda de debates. Para o período da noite foi programada palestra sobre ‘preceptoria, capacitação, normatização e formas de remuneração’ e debates.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS