Marrento
Jair Ramires, secretário municipal de serviços básicos está sempre metido em confusões. Já foi acusado de agredir gari, já foi condenado por racismo por ter ofendido um feirante, foi investigado pela venda de grama de sua fazenda para a prefeitura e agora por último teria invadido a secretaria de Administração do município e distribuído palavrões e cacetadas para todos os lados. E o prefeito Roberto Sobrinho não toma providências.
A briga
Ramires foi acusado de “chegar ao local dando tapas em mesas, ofendendo o pessoal que estava trabalhando e pronunciando palavras de baixo calão contra o secretário Joelcimar Sampaio e uma assessora”. Como resultado dessa confusão, foi registrado um boletim de ocorrências no 2º DP e o vereador Edmilson Lemos (PSDB), que está doido para abrir uma CPI contra o prefeito, aproveitou o embalo e conseguiu aprovar um requerimento convocando Joelcimar, a assessora e Ramires para prestarem esclarecimentos sobre o ocorrido.
Mas
O pior ainda não foi isso. Mais complicado ainda foi o fato de Jair Ramires, tratando a coisa pública como se fosse dele, proibiu o abastecimento de veículos da prefeitura porque estava “com raivinha”. Curioso lembrar que quando era vereador, no primeiro mandato de Roberto, Ramires era crítico ferrenho da administração petista. Bastou ser nomeado secretário para que Sobrinho se tornasse o melhor prefeito do mundo.
Relembrando
Em fevereiro de 2009 em matéria para o Rondoniaovivo denunciamos a compra de grama pela prefeitura de Porto Velho no valor de pouco mais de R$ 3,5 milhões. A grama havia sido comprada de uma empresa que pertencia ao filho de Jair Ramires (http://www.rondoniaovivo.com/noticias/negocios-de-familia-empresa-que-vende-grama-para-a-prefeitura-de-porto-velho-e-de-cunhado-do-filho-de-jair-ramires/47584) . O Ministério Público conseguiu anular a venda, mas a empresa já havia recebido uma parte. Para se ter uma idéia do disparate da coisa, a grama foi plantada na bola da Jorge Teixeira, que meses depois seria destruída para a construção dos viadutos. Ramires já sabia dessa obra e mesmo assim plantou grama no local.
Isso demonstra
Que o secretário nunca teve muita preocupação em respeitar a coisa pública. Tampouco as pessoas que trabalham à sua volta. Desacatar servidor público é crime, previsto em lei e dá até cadeia. Ramires, pelo seu comportamento, deveria ter sido sumariamente afastado do cargo, mas ele vai na Câmara, vai jogar meia hora de conversa mole em cima dos vereadores, igual ele fez em relação à compra da grama e vai ficar o dito pelo não dito. Até a próxima confusão.
De volta
A justiça resolveu que Zezinho do Maria Fumaça pode voltar com seu bloco para a Avenida neste fora de época. A confusão, iniciada pelos ministérios públicos estadual e federal há cerca de dois meses teve fim na tarde da última segunda-feira com a queda da liminar que proibia o evento.
Decisão
O juiz Herculano Martins Nacif, da 2ª Vara Federal em Rondônia, considerou que o Judiciário não pode intervir em manifestações populares, como a realizada pelo Maria Fumaça há 14 anos. “A livre manifestação popular e o direito de reunião configuram garantias constitucionais que devem ser preservadas e sema as quais não sobrevive o Estado Democrático do Direito. Tanto é assim que a própria Suprema Corte do país acaba de dar efetividade plena a tais garantias, tendo autorizado a tão propalada “Marcha da Maconha”...Enfim, melhor analisando a questão reconheço que não há plausibilidade nas razões invocadas pelos autores da ação em tela, impondo-se a revogação da tutela de urgência concedida”.
Portanto
Com a acertada decisão judicial, a folia está liberada na Avenida Jorge Teixeira. O carnaval do Maria Fumaça é um dos eventos mais importantes do calendário portovelhense e atrai foliões do interior e de estados vizinhos, como Acre e Mato Grosso.
Prejuízo
O ex-senador Expedito Júnior teve seu carro arrombado “em questões de segundos” e levaram uma pasta contendo uma série de documentos pessoais dele e alguns de sua esposa, Val Ferreira. Na pasta também havia talões de cheques que foram sustados no mesmo dia. Em Porto Velho não dá mais para deixar nada dentro do carro. Bolsas e pastas então, nem pensar. Até mochilas escolares estão sendo levadas. Os marginais acham que tem notebooks ou outros eletrônicos, portanto, todo cuidado é pouco.
Golpes
Nas últimas 36 horas o e-mail
alan.alex@gmail.com recebeu 18 pedidos de “atualização de dados cadastrais” em nome dos bancos Itaú, Santander e Bradesco. Se você receber e-mails iguais, não clique neles. Bancos não enviam e-mails a clientes. O mesmo vale para aqueles e-mails em nome de amigos informando ter encontrado “aquelas fotos”. Também é golpe. Encontramos ainda em nossa caixa de e-mail uma “intimação da Procuradoria”, “promoção da Fidelidade Cielo”, dezenas de “orçamentos solicitados”,
Em família
Um Honda Civic, de cor azul, disponibilizado pela Fecomércio para uso exclusivo do presidente Raniery Coelho está sendo utilizado por seu cunhado, que é proprietário de uma pastelaria localizada na Carlos Gomes com Jorge Teixeira. A única relação que o cunhado tem com a entidade é a de ser cunhado do presidente. Ô bicho que dá trabalho é cunhado, né governador?
Falando em Confúcio
Ele revelou na internet que o Instituto de Previdência dos Servidores – IPERON, está com um rombo bilionário. Ele não falou em fechar as portas, mas deu a entender que a coisa por lá está muito feia. Tão complicada que ele chega a profetizar, “desse jeito servidor público vai ter que vender bilhete do jogo do bicho”.
Isenção
E a história da isenção para as usinas continua rendendo. A Associação Rondoniense dos Municípios – AROM já se manifestou ser contrária a isenção. Mas o governo incrivelmente não dá um pio sobre o assunto. Pelo contrário, se faz de gato morto. Pelo jeito a coisa vai passar devagarzinho e quando a turma acordar, o decreto já vai estar publicado. E mais um prejuízo para os rondonienses.
Transposição
Grande a expectativa dos servidores públicos em relação a assinatura da transposição, prevista para o próximo dia 5 com a presença da presidente Dilma Roussef, em Porto Velho. Parece que agora a coisa vai.
Obesidade e fertilidade
De acordo com pesquisa apresentada em um congresso de medicina ocorrido recentemente, a cirurgia de redução gástrica pode ter ajudado a devolver a fertilidade de um grupo de mulheres obesas que não podiam ter filhos devido a um desequilíbrio hormonal causado pela SOP (síndrome do ovário policístico). Os pesquisadores analisaram os históricos médicos de 566 mulheres com obesidade mórbida que se submeteram à cirurgia de redução de estômago. Os registros de nove anos incluíam 31 pacientes diagnosticadas com a SOP antes da cirurgia. Algumas das mulheres com SOP não queriam ter filhos e outras estavam na pós-menopausa. Porém, segundo os pesquisadores, as seis pacientes que queriam ter filhos conseguiram conceber três anos após a cirurgia. Todas haviam perdido uma quantidade significativa de peso. O doutor Mohammad Jamal, autor do estudo e professor clínico assistente de cirurgia dos Hospitais da Universidade de Iowa, afirmou ser muito cedo para se recomendar a cirurgia para as mulheres obesas com SOP. Contudo, a cirurgia bariátrica muitas vezes melhora os níveis de açúcar no sangue e pode reduzir a resistência à insulina, o que os estudos relacionaram à SOP, observa ele.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com –
www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.