Começa em Porto Velho 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia

Começa em Porto Velho 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia

Começa em Porto Velho 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como parte do programa de educação continuada do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) foi aberto na noite dessa quinta-feira (26) e segue com palestras, cursos e conferências até as 12h30 do próximo domingo o 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia, no campus da Uniron do Porto Velho Shopping. Em tempos de discussão da reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento, que lotou o auditório de acadêmicos e profissionais, inclusive de áreas como medicina, consiste em um momento importante para o debate da assistência farmacêutica como uma das 14 áreas de atendimento à saúde.
 
Na abertura, que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Alexandre Muller, representando o governador Confúcio Moura; o deputado federal, Mauro Nazif e representantes de várias entidades da classe farmacêutica, a presidente do CRF-RO, Ana Caldas, destacou o papel do farmacêutico como vital para a saúde, por dominar saberes desde a prevenção de doenças, passando pelos sintomas, elaboração de fórmulas medicamentais, dispensação e acompanhamento da evolução do tratamento até a cura.
 
Segundo ela, são mais de 130 mil profissionais hoje no País atuando em mais de 70 ramificações da área da farmácia dos setores públicos e privados, seja nos laboratórios de análises clínicas, farmácias e drogarias, unidades hospitalares e indústrias de medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos agrícolas, entre outras. “Eventos como este só têm acrescentar para que nossos profissionais sirvam melhor à sociedade”, observou.
 
Para a diretora geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, que também é conselheira federal por Rondônia, ressaltou a busca do conhecimento, que promove
transformações, como o principal argumento para a participação no Congresso. “Criamos entre os profissionais e estudantes de farmácia a cultura da busca do conhecimento técnico-científico e humanístico com o objetivo de entendermos o tratamento do ser e o ser que tratamos. E é o conhecimento que está levando a farmácia ao momento mais prodigioso de sua história, que é o resgate de sua força motriz baseado no desejo e necessidade de prestar serviços com qualidade à sociedade”.
 
Com relação às capacitações profissionais, Lérida Vieira disse que estão levando os farmacêuticos a assumir suas funções sociais como profissional da saúde e a promover pequenas revoluções na saúde brasileira, transformando as farmácias em estabelecimentos que ofereçam produtos e serviços qualificados e funcionem como centros auxiliares do SUS, que por sua vez tem sua força de trabalho gerada por uma equipe multiprofissional, da qual deve fazer parte o farmacêutico.
 
A importância estratégica do farmacêutico para a saúde, segundo a diretora do CFF, é reconhecida também pelo Ministério da Saúde ao orientar os gestores municipais a organizarem seus setores de assistência farmacêutica, mantendo o farmacêutico no centro dos mesmos. Citando o escritor Monteiro Lobato, ela concluiu dizendo que “somos soldados em defesa de todos”.
 
O secretário Alexandre Müller considera o Congresso importante para o momento de transformações porque passa o Estado, com a reestruturação administrativa pautada na cooperação e prestação de serviços humanizados. Para o deputado Nazif, a participação dos estudantes e profissionais atende às exigências do mercado, que têm como foco o conhecimento, responsabilidade e amor à profissão. Ele ainda falou sobre a luta por um piso salarial compatível à atuação dos trabalhadores da saúde, redução da carga horária para 30 horas semanais e aposentadoria especial.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS