Ministério Público de Rondônia e entidades assinam pacto para combater abuso sexual contra crianças

Ministério Público de Rondônia e entidades assinam pacto para combater abuso sexual contra crianças

Ministério Público de Rondônia e entidades assinam pacto para combater abuso sexual contra crianças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O Ministério Público de Rondônia realizou nesta terça-feira, 17 de maio, uma Mobilização para o Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A atividade fez parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, conforme instituído pela Lei Federal nº 9.970/00.
 
Durante a solenidade, realizada no auditório do Ministério Público de Rondônia, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, assinou um Pacto para o Combate à Violência e ao Abuso Sexual contra a Criança e o Adolescente. Também assinaram o pacto, o presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo; o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho; o secretário chefe da Casa Civil, Ricardo Sá Vieira, que representou o governador Confúcio Moura, entre outras autoridades presentes ao evento.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são fantasmas que assombram a família e a sociedade brasileira. “Como podemos nos afirmar como um País que cresce no ritmo das maiores nações do mundo se não temos condições de proteger nossas crianças?”, enfatizou.
 
O Corregedor-Geral do MP-RO, Airton Pedro Marin Filho, ressaltou a necessidade da participação de todos nos combate à violência contra crianças e adolescentes. “A responsabilidade de combater esses crimes é de todos nós”, afirmou, lembrando que o Ministério Público de Rondônia como órgão articulador da sociedade está atento para promover as ações necessárias para o combate a esse tipo de crime.
Para a diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAO-INF), Promotora de Justiça Tânia Garcia, o dia 18 de maio deve ser sempre lembrado como o marco para reafirmação de compromissos para o combate à violência contra a criança, em especial contra o abuso e a exploração sexual. Segundo ela, o número de denúncias em relação a esse tipo de crime tem aumentado desde que o serviço de Disque Denúncia foi criado em 2007. Ela reconhece que há falta de políticas públicas para atendimento às crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência. “Essa solenidade tem o propósito de convocar a sociedade para lutar contra esses crimes bárbaros, que têm agredido crianças e adolescentes”. De acordo com o representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Joacy de Deus Ribeiro, Rondônia ocupa, proporcionalmente, a sétima colocação no País no número de denúncias de violência contra criança e adolescentes registradas pelo Disque Denúncia.
 
A representante do Comitê Nacional da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Denise Carvalho, também destacou a necessidade de
implantação de políticas públicas para atendimento de vítimas da violência sexual. “O tráfico e a exploração sexual de crianças e adolescentes têm crescido em Rondônia, mas esses indicadores não têm se revertido em políticas públicas nessa área”.
 
Vira Vida
A mobilização para o combate ao abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes contou também com a participação do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Menegueli, idealizador do projeto Vira Vida. Criado em 2008, o projeto está presente em sete Estados brasileiros, atendendo jovens entre 16 e 21 anos que pertencem a faixa mais pobre e carente da população e que passaram por experiências de exploração sexual, permitindo que possam mudar sua condição de vida e sejam inseridos no mercado de trabalho.
 
Menegueli anunciou que pretende implantar o programa em Rondônia, atendendo inicialmente 20 jovens. Mas a intenção é atender pelo menos 100 jovens. Ele anunciou que, por meio do Sesi, será implantando um centro de atendimento de crianças e adolescentes no distrito de Jaci-Paraná, que vive os impactos provocados pela instalação das Usinas do Madeira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS