Com a participação das 19 presidiárias recolhidas no Presídio de Cacoal, o Núcleo de educação em Saúde – NIESSUS, e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – CMDM realizaram com elas na manhã da última quarta-feira, 22, uma confraternização de Natal. A comemoração ocorreu no próprio Presídio e contou com a participação das conselheiras, da diretora da ala feminina, Maria de Souza e do delegado Dr. Fernando Oliveira.
Durante o evento teve o momento dos agradecimentos, foram lidas mensagens reflexivas, apresentadas em slides fotografias das reclusas, realizado a distribuição de brindes, almoço com cardápio escolhido por elas e bolo confeitado para finalizar com os parabéns.
O momento mais comemorado pelas presidiárias foi durante o discurso do delegado Dr. Fernando, que se comprometeu em fazer o possível para levar para dentro do presídio o ensino fundamental e médio, através do supletivo, “sabemos que muitas ficarão aqui durante anos, portanto acredito que esse tempo não pode ser perdido. No decorrer desses anos vocês poderão terminar os estudos, saindo daqui preparadas para encarar o mundo lá fora e quem sabe prontas para fazerem uma faculdade”, disse Dr. Oliveira.
Ele ainda destacou que irá fazer de tudo para implantar esse Plano Piloto no município de Cacoal a partir de janeiro e caso seja aprovado, expandir para outras cidades do estado, “nós como cidadãos cobramos a ressocialização dessas pessoas que fizeram algo que a sociedade impõe que não é permitido realizar, mas me pergunto o que fazemos para melhorar a vida delas? Tenho certeza que nada melhor que uma boa educação para reinserir essas mulheres na sociedade”, concluiu.
A diretora e coordenadora da CMDM e NIESSUS, Joelma Antonia dos Santos falou que no final do ano, todas ficam mais sensíveis e não importa o que fizeram, o importante é mudança que já está ocorrendo dentro delas, “esse momento é de confraternização, de festa e quero aproveitar a oportunidade para agradecer a colaboração de todos para a realização desse momento. O Conselho tem esse avanço, pois temos pessoas comprometidas com o bem social”, se emocionou Joelma.