Modernização Semafórica controla fluxo de veículos em tempo real em Porto Velho

Modernização Semafórica controla fluxo de veículos em tempo real em Porto Velho

Modernização Semafórica controla fluxo de veículos em tempo real em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho concluiu a capacitação dos servidores da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), para o monitoramento do trânsito da capital através de duas Centrais de Controle Operacional, as C.C.O. Uma central está sendo montada na sede da Semtran, a outra já está em funcionamento no prédio da empresa responsável pela sinalização viária municipal. Através das C.C.O, os operadores poderão monitorar em tempo real o fluxo dos veículos nas principais avenidas. Conforme a diretora do departamento de engenharia de tráfico da Semtran, Mirce Silva, “os servidores capacitados são todos concursados e já estão operando os equipamentos que controlam o tempo do ciclo dos semáforos nos principais cruzamentos e vias da capital. Eles estão aptos para junto com a engenharia de tráfico da Semtran, alterar os tempos dos semáforos e também monitorar as condições de cada sinal, se está com defeito, se tem lâmpadas queimadas e até mesmo se sofreram avarias devido aos acidentes de trânsito ou ação de vandalismo. Assim podem comunicar com maior rapidez às equipes técnicas sobre estes fatos, que estão em campo para atender estas ocorrências”, explicou a diretora.
 
Com esta modernização semafórica que está sendo implantada, Porto Velho se junta as grandes capitais que também adotaram o mesmo sistema. Em Goiânia, (GO), Curitiba, (PR), onde os cruzamentos já estão 100% controlados e em Palmas, (TO), o sistema está em fase de implantação. Para controlar estes pontos, a cidade foi divida em três grandes subáreas, sendo a 1ª Central, a 2ª Olaria e a 3ª Rio Madeira. Na Central estão as vias Sete de Setembro, D. Pedro II, Pinheiro Machado, Marechal Deodoro e Carlos Gomes. Na Olaria estão a Presidente Dutra, Abunã e Calama e na Rio Madeira compreende os cruzamentos da Calama até a Rio de Janeiro. “O sistema utilizado é de ponta e a comunicação é feita em tempo real através de tecnologia celular via satélite, assim qualquer ocorrência é imediatamente registrada no CCO”, apontou o engenheiro.
 
Câmeras 24 horas
 
A próxima fase desta modernização semafórica, está prevista para ser iniciada no começo do mês de janeiro de 2011. Ao todo serão instaladas 16 câmeras digitais que funcionarão 24 horas por dia, monitorando todo o fluxo de veículos.
            O secretário municipal da Semtran, Itamar Ferreira, destacou os benefícios do projeto para Porto Velho, “o prefeito Roberto Sobrinho vem investindo pesado na modernização do nosso trânsito e como resultado direto destas intervenções está economia de tempo e de combustível, a diminuição de congestionamentos nos horários de pico e também no número de acidentes”, apontou.
           
Menos tempo no trânsito
 
Com a recém implantação do projeto Onda Verde e conforme o cálculo do tempo médio que o motorista leva para transitar em vias de grande movimento, apresentado pelo engenheiro de trânsito, Maurício Krauss, “houve uma diminuição considerável deste tempo de até 27% em relação como era antes da implantação do projeto”, explicou. Segundo o engenheiro, na Avenida Sete de Setembro o tempo médio caiu de 6 minutos e 37 segundos, para 5 minutos e 13 segundos, esta diferença representa 21% menos tempo na via até o destino. Situações parecidas foram aferidas nas Avenidas Carlos Gomes, que reduziu 20% e na Marechal Deodoro foi ainda maior esta diferença, 27%. Os motoristas devem ficar atentos as diferentes velocidades nas vias onde funciona a Onda Verde, que oscila de 40 a 50 quilômetros por hora.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS