A prefeitura de Porto Velho realiza em parceria com a Santo Antônio Energia e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), um curso de camareiras para mulheres carentes. A aula inaugural foi na tarde desta segunda-feira (27). Durante dois meses, 20 mulheres e um homem, selecionados através dos cadastros do SENAC, participam do curso que os tornarão qualificados profissionalmente para o mercado de trabalho.
Conforme a coordenadora de políticas públicas para mulheres, Mara Regina Araújo, o curso faz parte do programa de qualificação de mão-de-obra desenvolvido na gestão do prefeito Roberto Sobrinho em parceria com empresas e entidades. O foco é a melhoria da qualidade de vida das pessoas pelo aumento da renda familiar e as aulas serão realizadas das 8 às 11 horas.
Durante o curso, a coordenadoria realizará oficinas para explicar os direitos das mulheres e os serviços que o município tem disponíveis para elas, como a Casa Abrigo, Centro de Referência e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. “É uma forma de contribuirmos para a diminuição da violência doméstica e familiar”, acrescenta Mara Regina.
Através de parceria com a rede hoteleira de Porto Velho, as mulheres que concluírem o curso serão indicadas imediatamente para o mercado, como ocorreu em ocasiões anteriores. “A demanda dos hotéis é grande e certamente, é preciso profissionais qualificados”, completa.