Aumenta o número de adolescentes grávidas, unidades de saúde disponibilizam contraceptivos

Aumenta o número de adolescentes grávidas, contraceptivos em todas as unidades de saúde do município

Aumenta o número de adolescentes grávidas, unidades de saúde disponibilizam contraceptivos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dados da maternidade municipal Mãe Esperança, alertam para o número crescente de adolescentes grávidas. De acordo com Ida Perea, diretora da maternidade, do total dos partos realizados em março, 25% foi de adolescentes com idades entre 12 e 19 anos. Em agosto, esse número subiu para 31%, motivo de preocupação para os órgãos de saúde pública.
 
Segundo a diretora, a prefeitura tem à disposição de toda a população feminina e masculina, vários métodos contraceptivos, como preservativos, transdérmicos ou adesivos, DIU, anticoncepcionais orais, de emergência e injetáveis e ainda o diafragma, porém a procura ainda é pequena.
 
“Todos estes métodos são gratuitos, estão disponíveis em todos os postos,  e unidades de saúde da família e de fácil acesso. Basta procurar a unidade, fazer uma consulta médica e os profissionais de saúde irão orientar quanto ao uso do contraceptivo adequado ou o melhor método a ser utilizado, sem nenhuma burocracia”, orienta a diretora. A médica explica que é necessária a participação dos pais neste processo. “Os pais devem orientar seus filhos sobre a importância da contracepção que evita doenças e uma gravidez indesejada e precoce”, disse ela.
 
Educação
 
Outro fator destacado pela diretora trata-se da educação desses jovens. Segundo Perea, a maioria das adolescentes grávidas estavam fora da sala de aula, ou seja, já havia se evadido da escola antes da gravidez. “Por isso é importante que os pais incentivem seus filhos a estudar, não desistir dos estudos, este é um dos fatores que retarda a gravidez precoce, principalmente das jovens. Estando frequentando a escola e se envolvendo com atividades educacionais, e ainda mais, recebendo as orientações necessárias sobre o assunto, a tendência é cair esse percentual”, salientou.
 
Ida Perea salienta ainda, que a prefeitura mantém o programa de planejamento familiar em todas as unidades de saúde. “É sempre muito difícil saber a melhor hora de ter um filho. Por isso, o planejamento familiar é tão importante para o casal. Decidir quando a família deverá  crescer ou não e quando isso ocorrerá é uma ação consciente diante das dificuldades sociais e econômicas existentes. Programar o futuro permite aos casais a oportunidade de investir na carreira durante um período determinado, o que também beneficiará as crianças, já que os pais estarão mais preparados para proporcionar uma vida melhor para toda a família”, destacou Ida Perea. A médica ressalta ainda, que o planejamento familiar oferece a possibilidade de escolha do momento ideal para ter um filho, preservando o bem estar físico-emocional, também da criança, e evitando gestações precoces e indesejadas, e principalmente a taxa de mortalidade infantil e materna.
 
Ela acrescenta ainda, que os homens que não desejam mais ter filhos, a prefeitura disponibiliza a vasectomia, uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e não precisa de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária. Para as mulheres existe a laqueadura tubária, uma cirurgia feita na mulher que corta as suas trompas e impede a passagem do óvulo. Todos estes procedimentos são orientados por profissionais capacitados da saúde no municipio. “ Basta procurar uma unidade de saúde para obter maiores informações”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS