Considerado um dos desafios da sociedade contemporânea, o acesso ao mundo digital é de fundamental importância. Seguindo essa tendência, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) acaba de firmar uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de instalar telecentros em escolas públicas do Estado de Rondônia.
Secretário da Seas, Sebastião Calegari Filho
Os estabelecimentos beneficiados com esse investimento são: Escola Fundamental e Médio Antônio Vieira Frota no Distrito de Vista Alegre do Abunã; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jaime Peixoto de Alencar , no Distrito de Extrema; Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio Bandeirantes no Distrito de Nova Califórnia e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira em Porto Velho.
De acordo com o secretário da Seas, Sebastião Calegari Filho, os telecentros integram o Projeto É Preciso Navegar que a pasta desenvolve com o objetivo de erradicar o analfabetismo digital. “A inserção do cidadão na sociedade da informação viabiliza o fortalecimento do desenvolvimento local com a geração de trabalho e renda”, diz Calegari para justificar o engajamento da Seas na tecnologia.
Segundo a pedagoga Neide Melo, que atua no Projeto É Preciso Navegar, os telecentros devem começar a funcionar neste semestre, tendo em vista que existe um cronograma a ser cumprido. “Nós estamos na etapa de adaptação das salas, onde serão instalados os computadores”, esclarece a educadora, ressaltando que apesar de ficarem disponíveis no ambiente escolar, os equipamentos beneficiarão toda a comunidade em torno da escola contemplada.
Ela informou que a ideia é oferecer cursos de informática básica gratuitamente para quem vive em situação de risco e vulnerabilidade social. Os interessados devem ser maior de 16 anos, idade ideal para se ingressar no mercado de trabalho. Como haverá um rodízio de várias turmas, a expectativa é que o benefício chegue a um expressivo número de pessoas que vão ter acesso ao fascinante mundo da informática, fundamental para se viver dignamente na era tecnológica.