Parceria viabiliza instalação de telecentros em escolas públicas do estado

Parceria viabiliza instalação de telecentros em escolas públicas do estado

Parceria viabiliza instalação de telecentros em escolas públicas do estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Considerado um dos desafios da sociedade contemporânea, o acesso ao mundo digital é de fundamental importância. Seguindo essa tendência, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) acaba de firmar uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de instalar telecentros em escolas públicas do Estado de Rondônia.   

Secretário da Seas, Sebastião Calegari Filho 

Os estabelecimentos beneficiados com esse investimento são: Escola Fundamental e Médio Antônio Vieira Frota no Distrito de Vista Alegre do Abunã; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jaime Peixoto de Alencar , no Distrito de Extrema; Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio Bandeirantes no Distrito de Nova Califórnia e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira em Porto Velho. 
 
De acordo com o secretário da Seas, Sebastião Calegari Filho, os telecentros integram o Projeto É Preciso Navegar que a pasta desenvolve com o objetivo de erradicar o analfabetismo digital. “A inserção do cidadão na sociedade da informação viabiliza o fortalecimento do desenvolvimento local com a geração de trabalho e renda”, diz Calegari para justificar o engajamento da Seas na tecnologia.
 
Segundo a pedagoga Neide Melo, que atua no Projeto É Preciso Navegar, os telecentros devem começar a funcionar neste semestre, tendo em vista que existe um cronograma a ser cumprido. “Nós estamos na etapa de adaptação das salas, onde serão instalados os computadores”, esclarece a educadora, ressaltando que apesar de ficarem disponíveis no ambiente escolar, os equipamentos beneficiarão toda a comunidade em torno da escola contemplada.
 
Ela informou que a ideia é oferecer cursos de informática básica gratuitamente para quem vive em situação de risco e vulnerabilidade social. Os interessados devem ser maior de 16 anos, idade ideal para se ingressar no mercado de trabalho. Como haverá um rodízio de várias turmas, a expectativa é que o benefício chegue a um expressivo número de pessoas que vão ter acesso ao fascinante mundo da informática, fundamental para se viver dignamente na era tecnológica.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS