O futebol africano e a queda da França – Por Domingues Jr.

A força do futebol africano em queda e a queda da França – Domingues Jr.

O futebol africano e a queda da França – Por Domingues Jr.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Caixinha...

 

A África não é mais a mesma. Primeiro porque provou que é capaz de ser um continente que pode realizar uma Copa: ponto a favor. Pena que muita gente não acreditava nisso e desistiu da viagem. Ponto negativo. Sem grana para comprar ingressos caros, os torcedores locais não puderam ver muitos jogos. Resultado: os estádios não encheram. Outro ponto negativo.

 

Sem surpresas

 

Outro aspecto ruim é o fato de que as seleções africanas mudaram radicalmente, e pra pior. O encanto, o drible, a magia, a ousadia e técnica que marcavam as seleções africanas, deram lugar à marcação, força, disciplina tática e algo muito parecido com o futebol de algumas seleções européias. Sem  o equilíbrio necessário deu no que deu: Gol contra.

 

Decepção

 

Prova disso é a Nigéria. Candidata a sensação do Mundial, como já foram um dia Camarões e Senegal, deu adeus numa derrota para a Grécia. Tudo bem que teve um jogador expulso, o que prejudicou mesmo o time. Mas nada justifica o sumiço do futebol africano, que buscava o gol e dava espetáculo. E olha que pra perder para a Grécia é preciso ter perdido o rumo mesmo.

 

Pior

 

Claro que existem exceções. A seleção de Gana tem lá seus atributos e pode chegar mais longe. O duro para o Brasil é que o melhor futebol africano apresentando até aqui é o da Costa do Marfim. Nada avassalador, é verdade, mas que com Drogba  passa a ser um perigo real e imediato. Prepara-se para ouvir muito “haja coração”.

 

Vergonha

 

Seria melhor que Henry não tivesse dado aquela mãozinha para classificar sua seleção. A França, sem comando dentro e fora de campo, mais parecia um bando na derrota merecida para o México. E nem pode reclamar de erros da arbitragem. Para piorar, Zidane havia dado entrevista afirmando que Domenech nunca foi técnico de futebol. E olha que o homem treinou Zizou em 2006 e conseguiu um vice-campeonato.

 

Tabu

 

O México nunca havia vencido uma seleção campeã do mundo. Quebrou a escrita e pode empatar com o Uruguai na próxima partida. Como o Uruguai também jogará pelo empate, espere pelo jogo mais xoxo da Copa. Parreira e Domenech podem mesmo dar adeus.

 

Em cartaz

 

Como vencer a Coreia. Roteiro, Diego Maradona. Estrelando Lionel Messi, Gonçalo Higuain e Kun Agüero.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS