Num investimento jamais visto em Rondônia, o Governo do Estado asfaltará 370 quilômetros de ruas em 51 municípios e distritos. As ordens de serviço começaram a ser assinadas no último dia 06, pelo governador João Cahulla, e até a tarde da última sexta-feira 22 cidades e três distritos já receberam a visita do governador, autorizando o início das obras. O programa é coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). O investimento é de R$ 113 milhões com recursos do BNDES e contrapartida do Estado.
Neste domingo (23-05) Cahulla autoriza o início das obras na cidade de Chupinguaia, no distrito de Boa Esperança e no município de Espigão do Oeste. Na segunda-feira (24-05) as ordens de serviço serão assinadas em Itapuã do Oeste e no distrito de Triunfo, em Candeias.
O diretor executivo do Departamento, Dilmar Golin, tem acompanhado o governador em algumas assinaturas de ordem de serviço da Pavimentação Urbana e destacou mais uma ação do Governo do Estado para beneficiar os quatro cantos de Rondônia, levando conforto e saúde para toda a população.
Golin explicou que, dentro do projeto o DER dividiu Rondônia em 10 regiões, as quais foram subdivididas em 37 lotes. “Os lotes são formados de acordo com o tamanho e localização das cidades e distritos, facilitando a licitação”, explicou o diretor, acrescentando que, “apenas a cidade de Porto Velho foi dividida em dois lotes: zona Leste e zona Sul.
Dos 37 lotes - afirmou o diretor operacional do DER, Ubiratan Gomes – 35 deles estão prontos, dos quais 29 já foram assinados (prontos para receber ordem de serviço). Gomes detalhou que, há lotes com três, quatro e cinco cidades.
Rondônia nunca viu um projeto dessa importância
Mais de 1.200 ruas serão asfaltadas em todo o Estado. Já tínhamos o “Programa Recapeamento Urbano”, também com o objetivo de atender todos os municípios de Rondônia, porém, este trabalho era para recuperar vias já pavimentadas nas cidades e distritos. Neste novo projeto, ruas de chão serão pavimentadas – detalhou Ubiratan Gomes. A previsão é que até o final do ano o projeto seja concluído.
Porto Velho
A Capital será beneficiada com 24.095 quilômetros de ruas asfaltadas, isso sem contar com seus distritos. A zona Leste terá 53 ruas pavimentadas, enquanto a região Sul terá 39 ruas asfaltadas. Porto Velho ainda não teve ordem de serviço assinada.
Divisões das regiões
Ariquemes, Região II; Jaru, Região III; Ouro Preto, Região IV; Ji-Paraná, Região V; Cacoal, Região VI; Vilhena Região, VII; Rolim de Moura, Região VIII; São Francisco, Região IX; Guajará Mirim, Região X.
Ordens de serviço assinadas
Vale do Paraíso; Ji-Paraná; Rolim de Moura; Cerejeiras; Primavera de Rondônia; Seringueiras; São Francisco do Guaporé; Costa Marques; Santa Luzia do Oeste; Alta Floresta; Vilhena; Colorado do Oeste; Alto Paraíso; Monte Negro; Campo Novo de Rondônia; Buritis; Cacaulândia; Jaru; São Felipe do Oeste; Nova Brasilândia; São Miguel do Guaporé e Jaru, além dos distritos de São Domingos, distrito de Costa Marques; Tarilândia, em Jaru e Migrantinópolis, em Novo Horizonte.
AI/DECOM –Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER
Assessoria
Nilson Nascimento
9962-0053