A partir de março de 2011, onze microempresas de cinco municípios de Rondônia poderão estar contribuindo para a previsão de geração mensal de R$ 180 mil em exportação e mercado. A conquista de novos mercados foi costurada pela Uamit (Unidade de apoio a Mercado e Inovação Tecnológica), do Sebrae, junto à empresa SBS Trade & Consulting, do Estado do Paraná.
De acordo com projeto Comércio Brasil, boa parte desse volume de negócios já se concretiza em 2010, garantindo a solidez na geração de acesso a novos mercados, identificando canais de demandas e articulando a venda de produtos rondonienses.
O nicho de produtos envolvidos nessa articulação de mercado novo é formado por roupas íntimas, essências florestais, biojóias, cosméticos, camisetas pólo, cuecas e calcinhas populares, móveis para igrejas e polpas de frutas, segundo o agente de Comércio Brasil no Sebrae/RO, Maurício Chiecco. Essas negociações foram fechadas durante visita que o consultor e diretor da SBS Trade & Consulting, Luis Augusto Cordeiro, fez junto às empresas, depois de quatro meses de articulação e que se tornaram reais no início de maio.
Para o Sebrae em Rondônia, os resultados são animadores. “Cerca de 50% das onze empresas visitadas já iniciam negócios nos próximos quatro meses. As demais serão orientadas a desenvolver pequenas adequações para mercados específicos, estimando vendas em até 12 meses”, afirma Chiecco. A parceria possibilitou também a identificação de novos fornecedores de matérias primas, que naturalmente tornam as ofertantes rondonienses mais competitivos. “Eu não imaginava que Rondônia era um Estado com tamanho potencial. Voltarei aqui o mais breve possível e, provavelmente, com estratégias para abrir uma filial de negócios em Porto Velho”, afirmou Augusto Cordeiro.
Esses resultados são frutos da participação em eventos como a Fiam 2009, em Manaus (AM), quando teve início a aproximação do Comércio Brasil Rondônia com a SBS Trade, focada na importação e exportação para micro e pequenas empresas. Tais estudos têm à frente os agentes Maurício e Hélio Passos. Os negócios presentes e futuros envolvem produtos das empresas Thalita Lingeries (roupas íntimas, fitness e moda praia), Inova Brasil (óleos amazônicos), Cunhã Porã (biojóias), Naturezz (cosméticos), Silvanelli (camisetas pólo), Cooperjipa (cuecas e calcinhas), Verde Vida (biojóias), Móveis Ariquemes (móveis para igrejas), Aromas da Floresta (cosméticos), Dullim (sorvetes e polpas) e Schwabb Company (cosméticos).