O ministro Marcelo da Costa Pinto, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanhado do desembargador Cássio Sbarzi Guedes – presidente do Tribunal de Justiça – e da vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª região, desembargadora Vânia Maria Rocha Abensur, fez visita ao Escritório Corporativo da OAB, nesta quarta-feira (13), onde conheceu os trabalhos desenvolvidos por advogados em prol dos direitos do trabalhador.
Resultado de convênio firmado entre a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e o TRT/14ª Região, o escritório facilita o acesso do trabalhador à Justiça, dando a ele condições de pleitear seus direitos de igual para igual com empresas e instituições, segundo explicou o presidente da OAB-RO, Hélio Vieira da Costa.
“Em três anos, cerca de 10 mil pessoas foram atendidas. Através do escritório, advogados fazem inclusive atendimento voluntário aos mais carentes, sem distinção de juízo ou valor”, reitera Vieira.
Marcelo da Costa elogiou a iniciativa, acrescentando que o escritório serve de modelo para as outras unidades da federação.
A visita do ministro aconteceu por ocasião da instalação simbólica da Casa da Cidadania no Shopping Cidadão, em Porto Velho. O projeto é criado através de acordo de cooperação técnica 69/2010, assinado por diversas entidades e pelo governo estadual.
Participaram da solenidade o governador João Cahúlla, o desembargador Cássio Sbarzi Guedes, presidente do Tribunal de Justiça; a desembargadora Zelite Carneiro de Andrade, presidente do tribunal regional Eleitoral; o procurador-geral de Justiça, Ivanildo Oliveira; o defensor público-geral Carlos Biazzi; o presidente da OAB Rondônia Hélio Vieira da Costa; o ministro do CNJ Marcelo da Costa Pinto; o juiz federal Herculano Nacif; a vice-presidente do TRT/14ª Região, desembargadora Vânia Maria Rocha Abensur, e o chefe da procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) Reginaldo Trindade.
O desembargador Cássio Guedes destacou a criação da Casa de Cidadania, lembrando que, em Rondônia, ela existe desde 25 de outubro de 2002, através do Shopping Cidadão. “Nesse ponto, nosso Estado dá exemplo ao Brasil”, acentuou o magistrado.
A iniciativa, que visa concentrar vários serviços em um único local, busca eliminar a exclusão social, segundo destacou o ministro Marcelo Costa.
A solenidade foi realizada no sistema de teleconferência com os Estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia e contou com participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Gilmar Mendes.