SINTERO - Ex-deputado acusado de corrupção pela Polícia Federal lidera tentativa de invasão de Palácio

SINTERO - Ex-deputado acusado de corrupção pela Polícia Federal lidera tentativa de invasão de Palácio

SINTERO - Ex-deputado acusado de corrupção pela Polícia Federal lidera tentativa de invasão de Palácio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante a tentativa de invasão do palácio Getúlio Vargas em Porto Velho, capital de Rondônia, por integrantes do Sintero – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, um dos lideres que participou do ato extremista foi o ex-deputado Nereu Klosinski (PT) ( foto - camisa branca), atual diretor do entidade. Klosinski faz parte da legislatura de 2002/2006, que ficou conhecida por ser acusada pela Polícia Federal de desviarem cerca de 70 milhões dos cofres públicos estaduais, sendo desmantelada através da operação Dominó.
 
O líder sindical do Sintero foi indiciado, juntamente com mias 32 pessoas. Na época, o Rondoniaovivo publicou reportagem sobre o assunto. Nereu teria supostamente desviado de acordo com a PF, o valor de aproximadamente 182 mil reais, através de utilização de folha paralela de funcionários fantasmas. Um dos “funcionários” de Klosinski seria Roberval Amaral Calixto, que em depoimento a Federal disse nem sabia onde era o gabinete do líder sindical. Nereu acabou sendo defenestrado da política nas eleições onde tentava a reeleição. No seu lugar, o Sintero pretende buscar uma vaga na ALE para defender seus interesses, através de Claudir Mata, atual presidente da entidade.
 
SAIBA MAIS
 
No extenso e elaborado relatório do Departamento da Polícia Federal - Representação nº 349/RO (2006/0041450-4), com base no processo nº 200.000.2005.003236-4, que tramita no Tribunal de Justiça de Rondônia – o deputado do PT, Nereu José Klosinski, candidato a reeleição, membro efetivo do Sintero e representante dos trabalhadores da educação no Estado Rondônia, aparece na lista de deputados que no exercício de seu mandato detinha parte do seu quinhão na divisão de recursos desviados através da Folha Paralela de pagamento de salários a servidores comissionados, como está detalhado no Inquérito Policial nº 200/2005–SR/DPF/RO, documento esse que demonstra quanto cada parlamentar envolvido desviou.
 
No processo de investigação, de acordo com os levantamentos realizados pelo SETEC/RO, a partir das análises realizadas nos processos que estão sendo objeto das perícias, a denominada “Organização Criminosa” (como está descrita no relatório da PF), na gestão do afastado presidente da ALE/RO, o deputado Carlão de Oliveira, teria desviado na Folha Paralela de comissionados (irregularidade comprovada) o valor de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais).
 
De acordo com o documento de representação do Departamento da Polícia Federal, Nereu Klosinski, no Laudo Pericial nº 389/2005-SR/RO, constatou o seguinte: *O valor total bruto destinado ao Gabinete do Deputado NEREU KLOSINSKI enquanto vigorou a Folha Suplementar (de junho de 2004 a junho de 2005) foi de R$ 182.000,00 (cento e oitenta e dois mil reais);
 
Indícios de que estava havendo um processo de “formalização” da situação funcional dos “servidores” da Folha Suplementar;
 
Todos os cheques relativos à Folha de Pagamento Suplementar foram entregues ao próprio deputado Nereu Klosinski.
 
De acordo com um quadro demonstrativo que se encontra anexado ao Relatório da PF, onde estão demonstradas - prima facie - as “ações criminosas” praticadas pelos parlamentares estaduais no que diz respeito à Folha Suplementar, Nereu foi tipificados nos Artigos 288 e 312 do Código Penal.
 
Confira o quadro clicando no link abaixo:
 
AÇÕES/TIPIFICAÇÕES
 
DEPOIMENTO COMPROMETEDOR
 
Destaque-se trechos do depoimento de ROBERVAL AMARAL CALIXTO, em que resta configurado desvio de dinheiro através da folha de pagamento suplementar: “... QUE em 2002 NEREU se tornou deputado Estadual mas o declarante em nenhum momento foi contratado por ele ou pela Assembléia Legislativa para exercer qualquer função, salientando apenas que exercia algumas atividades para NEREU e em troca, esporadicamente recebia um pagamento variável;... QUE não repassava o dinheiro para qualquer pessoa e que embora tivesse recebido numerário apenas esporadicamente gostaria de deixar claro que jamais esteve na Assembléia Legislativa e sequer sabe onde fica o gabinete de NEREU; QUE os pagamentos pararam em novembro de 2004 e que jamais fez qualquer empréstimo em consignação para desconto em folha de pagamento; QUE perguntado pela autoridade como explica então o fato de que no documento intitulado COMISSIONADO PARALELA 2004/2005, constam diversos pagamentos no ano de 2005, disse que jamais recebeu esses valores e que alguém deve ter utilizado seus dados; QUE em 2004 recebeu apenas cinco pagamentos (meses 03, 05, 08, 10 e 11) de NEREU e em 2003 apenas seis (meses 07/12), acrescentando que se algum mais existe não foi pago ao declarante;...” .
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS