Com o surgimento da classe de moto-taxistas, em Guajará-Mirim, o número de motocicletas circulando nas vias do município aumentou repentinamente. Pelo fato, de moto brasileira ser um tipo de bem bastante cobiçado pelos delinqüentes no lado boliviano. O Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar visando combater furtos e roubo de veículos na comunidade guajaramirense e, também cidadãos em outras regiões de Rondônia que são vítimas de ladrões de motos e acabam tendo seus bens cruzados à Bolívia determinou às patrulhas que intensifiquem as abordagens aos veículos e em pessoas suspeitas.
Abordagem
A guarnição do Cabo PM Desmoni, PM Gonçalves e Freitas, quando em patrulhamento por volta das 21 horas do último sábado, no bairro Dez de Abril deparou-se com a moto Broz NXR 150, azul, placa NCT ? 2899. Ao dar ordem de parada para o condutor, o carona foi logo reconhecido como sendo detento do regime semi-aberto da casa de detenção masculina da cidade, onde o apenado mostrou-se muito nervoso.
No cruzamento da Avenida Dr. Lewerger com Dos Seringueiros foi realizada a abordagem nos suspeitos. Por causa do nervosismo e a atitude estranha do passageiro em manter uma das mãos na cintura fez com que os PMs sacassem de suas armas, foi quando já parados o albergado sacou um revólver cal. 38 com cinco munições intactas e mencionava a apontar na mira dos Policiais Militares. O comandante Desmoni pediu que o mesmo largasse a arma ao solo e não reagisse, nem esboçasse atitude contra eles. A ordem não foi atendida e no momento em que o preso de posse da arma buscou reagir, recebeu um disparo de pistola no pé esquerdo, realizado com fins de contê-lo na iminência de alvejar a guarnição. Ferido ainda tentou correr, sendo contido, algemado e levado às pressas ao pronto socorro do hospital Regional para exames médico.
Os suspeitos
Sebastião Vieira da Silva Neto, 34 anos, conhecido por "Tião". Sebastião, já tem várias passagens pela Polícia inclusive acusado de roubo de moto. Como apenado estava desfrutando de uma licença de 7 dias concedida pelo judiciário local e segundo as normas ele era para estar junto com a família naquela hora.
Neto foi flagranteado por porte ilegal de arma de fogo, incurso no Art. 14 da Lei Federal 10.826/2003 e aguarda posição da Justiça sobre o caso. Na delegacia de Polícia Civil o condutor da moto, disse que se encontrava no bairro Jardim das Esmeraldas quando "Tião" pediu-lhe uma carona até certo ponto, no trajeto o piloto visitou o mercado de um amigo na Avenida Dr. Lewerger no Próspero, em seguida continuou na via até ser abordado. Relatou ainda não ter amizade com o suspeito, apenas conhece de vista e não sabia que ele portava arma de fogo. O proprietário da Broz prestou depoimento, foi liberado e como estava em dia com a documentação saiu da delegacia montado na moto.
Missão cumprida
As circunstâncias levam a crer que o proprietário da motocicleta poderia ser vítima de um possível assalto a mão armada. Graças mais uma vez que a briosa Polícia Militar de Rondônia cumpriu seu ofício de servir e proteger é que o dono da moto ainda tem seu bem material.Autor: PM Almeida/6º BPM.