Equipe de fiscalização da Semusb apreende e destrói mais 200 mil CD`s e DVD`s piratas - Fotos e vídeo

A pirataria é um problema que assola Porto Velho há bastante tempo, no início as vendas começaram timidamente em alguns pontos do Centro da cidade, porém em menos de três anos as barracas de CD’S e DVD’S piratas tomaram conta da região central da capital.

Equipe de fiscalização da Semusb apreende e destrói mais 200 mil CD`s e DVD`s piratas - Fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (9) a equipe do setor de fiscalização da Semusb (Secretaria Municipal de Serviços Básicos) destruiu 200 mil CD’S e DVD’S piratas no pátio da própria secretaria localizado na rua Aparício Carvalho de Moraes, bairro Setor Industrial de Porto Velho.
 
O trabalho de apreensão foi realizado durante dois meses nas ruas de Porto Velho e visa combater a comercialização de produtos falsificados na capital.
 
A pirataria é um problema que assola Porto Velho há bastante tempo, no início as vendas começaram timidamente em alguns pontos do Centro da cidade, porém em menos de três anos as barracas de CD’S e DVD’S piratas tomaram conta da região central da capital e se espalharam até para os bairros mais longes de Porto Velho. O baixo preço e a facilidade na compra dessas mídias falsificadas fortaleceram o mercado da pirataria e hoje muitas pessoas vivem exclusivamente do trabalho informal da venda de produtos falsificados.
 
Porém o custo social desse comércio abala vários setores da economia local, um exemplo claro é a quase extinção das locadoras de DVD’s e lojas de CD’s, pois a competitividade de preço com os vendedores desses produtos fica impossível, devido a baixa qualidade do produto pirata e a isenção do pagamento de impostos.
 
Outro ponto é a arrecadação de impostos e a queda nos empregos formais, pois uma loja de CD’s ou locadora de DVD’s são empresas ativas na arrecadação de impostos governamentais, e o fechamento desses estabelecimentos significa queda na arrecadação e aumento no índice de desemprego.
 
A destruição dessas mídias piratas representa apenas uma simbologia no combate á pirataria, pois milhões de CD’s e DVD’s piratas chegam no Brasil todos os dias e apenas um trabalho de policiamento nas fronteiras pode coibir a entrada desses produtos.
 

Um trabalho de conscientização também precisa ser realizado na comunidade, pois o comércio só existe porque tem cliente.  Enquanto o Brasil continuar a ser um dos paises que mais consome produtos piratas no mundo iremos ficar no mesmo circulo, tirando empregos do próprio povo brasileiro e criando emprego nos longínquos paises produtores dessas mercadorias. 

Confira Fotos:

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS