Uma operação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Vigilância Sanitária Estadual de Rondônia na sexta-feira (30/10) apreendeu mais de 50 toneladas de saneantes (produtos para limpeza) sem registro / notificação em uma indústria de grande porte em Villhena, no interior do Estado. Outras cinco indústrias, que funcionavam clandestinamente em residências, também foram fechadas.
Medicamentos
A operação se estendeu às farmácias e à única distribuidora de medicamentos do município. Das 22 farmácias inspecionadas, 12 possuíam irregularidades como ausência de farmacêutico responsável e inexistência de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), de licença sanitária e da devida escrituração para medicamentos controlados.
Foram interditadas ainda quatro ervanárias (estabelecimentos que realizam a dispensação de plantas medicinais), por não possuírem licença sanitária e por comercializar produtos sem registros.
A distribuidora de medicamentos foi autuada por não executar boas práticas de distribuição e armazenagem, por fracionar medicamentos indevidamente e vender medicamentos controlados sem exigência de receita. Os medicamentos foram apreendidos e foi imposto à empresa um prazo para adequação às normas.
Clínica
Os agentes autuaram ainda uma clínica médica que mantinha guardados em um depósito, medicamentos controlados sem autorização (certificado de regularidade). Os produtos foram apreendidos.