O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Alvorada do Oeste, instaurou procedimento de investigação preliminar para apurar e avaliar as reais condições do aparelhamento da segurança pública e do sistema penitenciário existentes nos municípios de Alvorada e Urupá. Uma das providências já adotadas pelo MP foi a convocação de audiência pública sobre a questão, que deverá reunir autoridades da área, representantes do Ministério Público, Judiciário e sociedade civil organizada, em novembro deste ano.
A instauração do procedimento foi motivada pelo sensível crescimento dos índices de criminalidade na comarca, que vem registrando um número significativo de homicídios, roubos e estupros. Em visita de inspeção, o Promotor de Justiça Edilberto Tabalipa constatou haver precariedade de instalações e insuficiência de recursos humanos e materiais colocados à disposição dos policiais.
Outra questão apontada pelo Promotor de Justiça é o fato de a comarca não dispor de prisão albergue para recolher apenados do regime aberto, os quais cumprem pena em regime domiciliar, situação que favorece a reincidência e a criminalidade.