A secretária de Assistência Social do Estado, Tânia Pires, informou nesta terça-feira, 13, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas) está cumprindo em todo o Estado um acordo firmado entre a Câmara Brasileira da Construção (CEBIC) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) para priorizar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) usuários do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
No município de Ji-Paraná, o Governo do Estado está gerando mais de duzentos empregos diretos, além dos indiretos aos beneficiários do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, que estão sendo contratados pela empresa executora dos serviços de captação e distribuição de água em toda a cidade, obra realizada pela administração Estadual em parceria com o Governo Federal e com apoio do Município.
Segundo a titular da Seas, o Representante Regional de Assistência Social da Micro-Região de Ji-Paraná, Gutemberg Germano, manteve esta semana audiência com a secretária de Assistência Social de Ji-Paraná, Sônia Reigota, com a diretora regional do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Eliane Leão, e com os engenheiros, Victor Ferreira e Kelton Carlos da Construtora Escala, empresa executora da obra em Ji-Paraná.
O Representante Regional da Seas observou que é de extrema importância as três esferas de governo trabalharem em conjunto, em ações cujo foco seja o bem-estar da população. “Ji-Paraná, a exemplo de Jaru e Ariquemes, está dando um grande exemplo”, resumiu Gutemberg, que é assistente social. Sônia Reigota também destacou a relevância da parceria.
“Os usuários do Bolsa Família passam a fazer parte do mercado formal de trabalho e este é o grande objetivo do programa”.
Gutemberg ressaltou que a ação viabiliza a inserção no mercado de trabalho dos beneficiados, que passam a ter carteira assinada, qualificação profissional e oportunidade de estarem contribuindo para o aumento da renda familiar, melhorando a sua qualidade de vida. Além dos Governos Federal e Estadual, a parceria conta com a participação do Sindicato da Construção Civil de Porto Velho (Sinduscon /PVH) e a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).