A descompostura do prefeito em entrevista na TV
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Tá nervosinho, tá?
Roberto Sobrinho tem problemas. Ele não consegue controlar seu ego. Tudo que acontece na prefeitura foi ele que fez. Roberto fala isso abertamente, em qualquer entrevista. “Eu asfaltei”, “eu construí”, “eu contratei”. Mas ele só trás para si as coisas positivas. Quando o assunto é espinhoso, ele faz de conta que o problema nem existe. Foi isso que aconteceu em um programa de tv ao vivo, que entrevistou o prefeito ontem a noite. Enquanto as perguntas eram favoráveis,ele fez o discurso de sempre, “eu fiz, eu faço, eu aconteço”, mas, ao ser questionado sobre um determinado tema, Sobrinho perdeu a cabeça e foi grosseiro com a entrevistadora. Atitude lamentável para alguém que lida com a administração pública.
Deselegante
Sobrinho foi questionado sobre o porque de médicos e agentes de saúde estarem utilizando os próprios veículos para fazer as visitas do programa Saúde da Família (PSF), uma vez que a prefeitura não disponibiliza as condições necessárias. Quem perguntou foi um telespectador que não quis se identificar. Provavelmente é um servidor do município. Sobrinho não gostou da pergunta e se recusou a responder. Típica reação de quem não tem defesa. Foi deselegante com a apresentadora e principalmente com o público.
Não queremos
Após termos convidado o prefeito por diversas vezes através de sua assessoria e obtermos sempre a mesma resposta negativa, não queremos mais. O programa Painel Político não quer mais entrevistar o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho. Ele pode se descontrolar e querer agredir o apresentador. Por isso,algumas perguntas importantes devem ficar sem respostas, como por exemplo, a suposta fraude na licitação que envolveu a Uni Engenharia e as obras da avenida Vieira Caúla, será que o prefeito sabia? E a transposição da Farquar? E a permanência de Jair Ramires no cargo, mesmo tendo sido condenado pela justiça por crime de acismo. Estas e outras aguardam a resposta do senhor prefeito.
Reincidente
O prefeito Roberto Sobrinho é reincidente em agressões. Ele agrediu covardemente o jornalista Paulo Andreoli quando o mesmo lhe fez uma pergunta sobre os adesivos que caracterizavam propaganda eleitoral antecipada. Por várias vezes deu murros em sua mesa no gabinete quando foi contrariado e tem a péssima mania de gritar com assessores em público. Pelo jeito, o curso de psicologia que o prefeito alega ter feito, não serviu para lhe ensinar auto-controle.
Motivos
Mas o prefeito tem motivos de sobra para estar nervoso. O asfalto feito por sua administração já está desmanchando com as chuvas, as tais obras de drenagem que ele tanto anuncia não conseguem aguentar 10 minutos de chuva, a Vieira Caúla continua inacabada e o contrato sendo investigado, assim com a Elias Gorayeb e a Farquar (isso para citar apenas as da região central). E o mais grave, ele está fora da disputa ao Palácio Presidente Vargas em 2010 e vai ficar no ostracismo até 2014, porque em 2012 ele não vai mais poder ser reeleito e eu duvido muito que ele dispute uma vaga na Câmara de Vereadores. Portanto, para a felicidade geral da nação rondoniense, teremos um loongo período sem ouvir sequer falar em Roberto Sobrinho. Estamos contando os dias.
Vai pescar
Interessante que dias atrás o prefeito, rebatendo as críticas do governador Ivo Cassol, disse que devido aos processos do italiano no TSE, o mesmo estava “nervoso” e deveria ir pescar para esfriar a cabeça. Essa resposta veio em forma de nota oficial da prefeitura, mais uma prova da ingerência de Sobrinho, ao usar a estrutura pública para se defender. De qualquer forma, quem anda complicado com a justiça eleitoral é o “companheiro Roberto”.
Camurça no PP
O ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça assina ficha de filiação no PP, de Ivo Cassol. Camurça quer disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. Bem humorado, o proprietário do Rodão Motos disse que pretende manter a unidade de seu grupo político e por isso optou pelo PP.
Mauro na disputa
O deputado federal Mauro Nazif (PSB) decidiu entrar na disputa ao Governo do Estado. O anúncio deverá ser feito nesta quinta-feira, na sede do partido em Porto Velho, quando acontece uma campanha de filiações a partir das 16 horas. Nazif já foi candidato ao governo em outras oportunidades.
Antonov
Disse outro dia que a candidatura do vice-governador Cahúla ao governo lembra um avião russo Antonov tentando decolar. Para quem não sabe, o Antonov decola transportando 600 toneladas e utiliza seis turbinas para isso. em sua zona de carga é possível transportar de uma só vez, 1.500 pessoas. Atualmente só existem dois aviões desses em funcionamento no mundo. O terceiro está em Rondônia, tentando decolar já tem um tempo. Abaixo, a foto dos Antonovs.
Debate livre
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei da minirreforma eleitoral ontem, com três vetos. Um deles ao item que restringia o debate entre candidatos na internet. O texto original, aprovado pela Câmara no dia 16, enquadrava a web nas mesmas regras da TV e do rádio. Com o veto, os sites poderão promover debates sem obrigação de número mínimo de candidatos presentes, nem precisarão dar a eles o mesmo tempo de exposição. Apesar disso, o texto que entra em vigor já nas eleições de 2010, manteve algumas restrições, como a vedação do anonimato. Isso gera dúvidas de como lidar, por exemplo, com comentários feitos por leitores de blogs. Os outros dois vetos foram para o parcelamento de multas eleitorais e a mudança no cálculo da dedução do Imposto de Renda das empresas de mídia que cedem espaço para a campanha eleitoral gratuita (as emissoras continuam obrigadas a informar à Receita o valor da publicidade comercial do ano anterior).
Com isso
A internet vai se tornar a mais poderosa arma de campanha nas eleições 2010 e vai se fortalecer ainda mais para as eleições municipais de 2012.
Ficha suja incomoda
Mal chegou à Câmara e o projeto de iniciativa popular, que pretende impedir a candidatura de políticos com ficha suja, já encontra resistências. Até o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), defendeu mudanças para amenizar os critérios do projeto que tem mais de 1,3 milhão de assinaturas de eleitores de todo o país. O texto proíbe que concorram pessoas condenadas em primeira instância, ou com denúncia recebida por um tribunal, por crimes de racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas, além das já condenadas por compra de votos e uso da máquina pública. As ações precisam ser movidas pelo Ministério Público. Se passasse do jeito que está, o texto impediria, por exemplo, a candidatura dos envolvidos no escândalo do mensalão, o esquema de propina paga em troca de apoio ao governo, denunciados pelo Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal. O deputado José Genoino (PT-SP), um dos réus, foi à tribuna criticar o projeto. “A iniciativa é reacionária, conservadora e filosoficamente violenta”, disse ele. “Fui denunciado injustamente como ficha suja e vou lutar contra esse projeto”. O projeto de iniciativa popular foi entregue ontem à Câmara pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne 43 entidades civis.
Na TV
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira ao meio dia e meio e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir das 13 horas. Reprise dos programas às 7 da manhã.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!