Painel Político –( Roberto e Cassol batem boca pela imprensa. Capital poderá ter 7 vereadores a mais)– Alan Alex

Painel Político –( Roberto e Cassol batem boca pela imprensa. Capital poderá ter 7 vereadores a mais)– Alan Alex

Painel Político –( Roberto e Cassol batem boca pela imprensa. Capital poderá ter 7 vereadores a mais)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cassol e Roberto

A prefeitura de Porto Velho emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira rebatendo as declarações do governador Ivo Cassol sobre o fato da administraçãomunicipal “mentir na propaganda” referente as obras de drenagens da Capital. Para Roberto, “Cassol está emocionalmente instável” em função do delicado momento em que vive.

Roberto e Cassol

O prefeito está provocando o governador para tentar receber de troco uma resposta mal-criada e depois sair dizendo que o governador é destemperado. Essa provocação é desnecessária e uma atitude correta por parte de Roberto seria a de buscar o diálogo junto com o Governo do Estado. Por mais problemas que o italiano tenha com a Justiça, ele já comprovou que sabe administrar. Prova disso são as obras tocadas pela sua administração, que tem começo, meio e fim.

Por outro lado

A prefeitura vem encontrando dificuldades em executar projetos básicos, como a rede elétrica de praças e vem desperdiçando recursos que fazem falta. Prova disso é a obra de transposição na Avenida Farquar, no bairro Nacional. Mais de R$ 2 milhões foram literalmente rio abaixo por incompetência da atual administração. As obras apresentam valores elevados e não atendem a população.

Sem chance

A prefeitura vem propagandeando a construção de sete viadutos na Capital. Essas são obras caras e demoradas e a administração de Roberto Sobrinho vai ter terminado antes do primeiro viaduto ficar pronto. Eu particularmente só vou acreditar nessa obra quando ela estiver pronta.

Medo

Já disse na televisão e já disse aqui. Tenho medo desses viadutos. A empresa que venceu a licitação para a construção dos mesmos é a Camter, a mesma que construiu as passarelas que tiveram que ser derrubadas após uma ter desabado matando um operário. Não confio nessa empresa e não confio nas pessoas que deverão fiscalizar a qualidade dessa obra.

Fim da picada

Desde a semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal está fazendo um mutirão para aprovar projetos que criam datas comemorativas. Alguns exemplos do que já foi aprovado: Dia do Macarrão, Dia do Motorista de Ambulância, Dia da Parteira Tradicional, Dia do Calcário Agrícola, Dia do Tambor de Crioula, Dia das Hemoglobinopatias, entre outros.  Ontem, com a pauta cheia, a CCJ debateu por duas horas a criação do Dia Nacional do Jogo Limpo contra o Doping nos Esportes. “Viramos câmara de vereadores. Com tantas questões importantes a serem debatidas”, disse Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ). Nesta quinta, mais 12 projetos serão discutidos.

Por aqui

A Câmara de Vereadores continua enviando “pedidos de providência” para o Executivo. Acho que já chegaram a 1.500 pedidos, não é vereadora Elis?

PEC

Falando nisso, dia 18 deve ser votada a PEC dos Vereadores em Brasília. Essa Proposta de Emenda à Constituição vai aumentar a quantidade de edis em todo o País. Aqui na Capital, já tem sete suplentes passando o paletó esperando serem empossados. É que a PEC é retroativa às eleições de 2008. De 16, passaremos a 23 vereadores.

Quem são

Jair Montes, José Wildes, Ted Wilson, Alan Queiroz, Rosângela Donadon, Dindin de União Bandeirantes e Júlio Siqueira devem ser os novos vereadores da Capital.

Polêmica

De acordo com o texto aprovado, o número de vereadores passa dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes. O aumento das vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. Já a redução dos repasses passará a valer a partir do ano subsequente à promulgação da PEC. Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados. A parte que permitia o aumento do número de vereadores tornou-se a PEC 336/09. E as regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com percentuais de gastos mais altos.

Tramitação

Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta. O Senado desistiu do mandado de segurança no STF.  Nesta quinta-feira as PECs foram aprovadas pela comissão especial e se também forem aprovadas pelo Plenário da Câmara sem modificações, o texto não precisará voltar ao Senado e seguirá para promulgação das Mesas Diretoras das duas casas. A posse dos novos vereadores é imediata.

Sem teto

Caso os novos vereadores sejam empossados, eles não vão ter alojamento na Câmara. Vai faltar gabinete e estrutura. A Câmara passou recentemente por uma reforma e deverá emendar outra. Tem suplente que anda dizendo que vai "despachar de dentro de uma barraca no gramado da Câmara após ser empossado".

Perspectivas

Pode ser que com os novos vereadores a vida de Roberto Sobrinho fique mais complicada. Os novatos estão acompanhando o cotidiano do município e estão ávidos para colocar o prefeito na parede. Vamos ver se isso não é apenas bravata da parte deles. Tomara que não.

Disse me disse

O vereador Marcelo Reis referiu-se ao também vereador Jean Oliveira como “aquele menino lá, que o pai ajudou a eleger”. Jean Oliveira retrucou: “Marcelo bem que gostaria de ter um pai como o meu”. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Campanha

Carlos Eduardo Ferreira, o Carlão, está organizando uma campanha para ajudar Aline Quintela, de 26 anos, mãe de dois filhos, que após descobrir um câncer de tireóide, teve uma metástase que comprometeu seus pulmões. Além disso, seu marido a abandonou no momento em que ela mais precisava, que foi quando descobriu a doença. Ela precisa fazer um transplante pulmonar, que vai ser feito em Porto Alegre (RS). Ela conseguiu as passagens pelo SUS, mas precisa de dinheiro para se manter na capital gaúcha, já que ela está na fila de espera. Sem poder trabalhar, Aline vai precisar de toda a ajuda possível. Quem puder ajudar essa mãe de família, pode fazer um depósito, de qualquer valor no banco Bradesco – Agência 0153-8 - conta corrente 0560250-5, em nome de Lenilda de Souza Quintela, que é a mãe de Aline. Conheço a moça e conheço o Carlão. Posso garantir que a situação é desesperadora, portanto, quem puder ajudar, vai estar fazendo uma enorme boa ação.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com. Leio, se for o caso respondo. A informação sendo boa a gente checa e publica. Agradeço a todos que enviaram e enviam informações. É mostrando o que está errado que a gente vai consertando, ou pelo menos apontando os erros. Também garantimos o sigilo da fonte.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS