Acampamento de sem-tetos alojados no bairro Alphaville causa atrito com moradores – Confira fotos

Acampamento de sem-tetos alojados no bairro Alphaville causa atrito com moradores – Confira fotos

Acampamento de sem-tetos alojados no bairro Alphaville causa atrito com moradores – Confira fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Em uma área das mais nobres de Porto Velho vem acontecendo um fato que ilustra muito bem a total discrepância e abismo social que permeia nossa crescente capital. Ao lado de residências e terrenos dos mais altos valores comerciais, um grupo, constituído por 11 famílias, que foi recentemente desabrigado do bairro Nova Esperança II, resolveu por conta própria - pelo menos temporariamente - essa situação de abandono e se alojaram em um terreno localizado na avenida Migrantes, bairro Alphaville. Porém a posse do terreno, que é da Prefeitura - segundo informações de moradores -, está sendo resolvido em âmbito judicial.
 
A equipe de reportagem do Rondoniaovivo.com foi até o local onde essas famílias estão alojadas e acabou se deparando com pessoas humildes, pais e mães de família, crianças, e entre os moradores um com necessidades especiais por possuir Síndrome de Down.
 
Em contato com um dos acampados, que quis apenas se identificar pelo primeiro nome, Antonio, ele ressaltou que o interesse dos seus pares no acampamento não está em permanecer no local e nem nas condições precárias em que se encontram, porém, segundo ele as famílias não têm para onde ir. “Por se tratar de um lugar onde o contraste é maior, a nossa situação poderia chegar mais rápido aos olhos dos órgãos competentes, que já prometem há algum tempo resolver em definitivo o que acontece com a gente, moradias”, disse Antônio.
 
Porém uma mulher que se apresentou apenas como Rosalia, e disse que é representante social de moradias populares, apontou que já entrou já entrou com uma Ação Judicial para conseguir definir a nova área onde será moradia definitiva das famílias que se encontram no acampamento, porém, ressaltou que apenas o que ela conseguiu foram prospecções e previsões sem nada de concreto.

 

Enquanto ainda ocorre a peleja na Justiça, sem previsão para solucionar o caso dos acampados do Alphaville, eles permanecem no local, fato que leva ao atrito com os moradores fixos e que são vizinhos do acampamento.

DESVALORIZAÇÃO E ATRITOS

Um morador, que não quis se identificar, disse que a permanência do acampamento acaba causando a evidente desvalorização dos imóveis no local devido a “esse tipo de moradia ao redor”, sem contar a utilização de instalações elétricas improvisadas – o chamado “gato” – e que coloca em risco o local.
 
Outro problema é o disparate dos costumes sociais e culturais totalmente distintos entre essas duas comunidades no mesmo perímetro, o que vêm causando impaciência de ambos os lados. Pois nem a comunidade que está nesse acampamento que não fornece nenhum tipo de condições mínimas de estruturas sanitárias e higiênicas, e nem os moradores do Alphaville estão aceitando serem vizinhos de porta de um acampamento de sem-tetos.
 
O mesmo morador disse que os acampados estão morando na encosta de um muro de tijolos que circunda uma área da Prefeitura, onde ali será construída uma escola, mas já foi feito um buraco no muro (foto ao lado), onde, de acordo com o morador, serve de entrada para o terreno, que serve de “banheiro”. Em relação a isso os acampados disseram à reportagem que o buraco foi feito por “noiados” das redondezas e que eles não têm nada a ver com isso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS