SURTO – Três casos confirmados de “Meningite Preta” no bairro Esperança da Comunidade deixa moradores apreensivos – Confira Fotos

SURTO – Três casos confirmados de “Meningite Preta” no bairro Esperança da Comunidade deixa moradores apreensivos – Confira Fotos

SURTO – Três casos confirmados de “Meningite Preta” no bairro Esperança da Comunidade deixa moradores apreensivos – Confira Fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Moradores da rua Fabiana, bairro Esperança da Comunidade, zona Leste de Porto Velho, estão apreensivos e com muito medo, após a suspeita de um surto de Meningite - que eles denominaram de “Meningite Preta” - que surgiu há mais de um mês. Segundo uma secretária do Posto de Saúde Ernandes Índio - que não quis se identificar -, este é o terceiro caso consecutivo que ocorre em menos de 30 dias, as vítimas são crianças de três a cinco anos de idade. Dos três casos confirmados, dois são de uma mesma família.
 
Roseli Ferreira Mendes (foto ao lado) está desesperada com o possível surto, pois o vírus da chamada “Meningite Preta” contaminou o seu sobrinho há 25 dias, quando a criança ficou 15 dias em estado de coma profundo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Base, em Porto Velho. Após o garoto voltar para a residência logo em seguida a sua neta, de apenas três anos de idade, foi infectada e encaminhada para o CEMETRON (Centro de Medicina Tropical de Rondônia), pois estava aparentando estado de palidez, febre alta e parte das pálpebras com marcas pretas – por isso a comunidade chama de “Meningite Preta”. A criança está atualmente em observação médica na UTI do Hospital de Base.
 
REGISTROS
 
Na tarde desta quinta-feira (23) a reportagem do Rondoniaovivo.com buscou registros na unidade de saúde municipal Ernandes Índio, mas a diretora não estava para passar os dados mais recentes. No entanto, a moradora Nilde Shimith (foto abaixo), adentrou na sala da administração solicitando urgentemente uma equipe de médicos na rua Fabiana e em todo bairro. “Estamos com muito medo, isto mata, será que ninguém está olhando pela saúde dos moradores de Porto Velho. Pedimos, imploramos que a SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) haja rápido, pois neste clima quente e seco a proliferação é num piscar de olhos”, disse nervosa a moradora.
 
De acordo com Roseli Ferreira Mendes, que está com uma neta com meningite, os médicos do Cosme e Damião, solicitaram que membros da sua família, que tem seis pessoas, façam exames ainda está semana e desabafou, sem conter o choro: “Pelo amor de Deus, nos ajude médicos de Porto Velho e de Rondônia. São crianças que podem morrer”
 
DESENCONTROS
 
A reportagem entrou em contato com o Departamento de Epidemiologia da SEMUSA, porém foi informada que a senhora Ruti Bessa, a técnica responsável pelo setor, não estava, pois estava em aula concluindo o seu mestrado e não sabia que horas iria voltar.
 
Em seguida a funcionária da SEMUSA explicou à reportagem que no Departamento de Epidemiologia Municipal, são vários técnicos responsáveis por ciclos virais e a responsável especificamente pela Meningite é Sandra Vidal, que também não estava no momento, pois está fazendo um treinamento sobre epidemias e somente estará no seu setor a partir da próxima segunda-feira (27).
 
A DOENÇA
 
A Meningite é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais freqüentemente causam doença são o A, o B, o C, o Y e o W135.

Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade, que varia de 7 até 70%. Mesmo em países com assistência médica adequada, a meningococcemia pode ter uma letalidade de até 40%. Geralmente acomete crianças e adultos jovens, mas em situações epidêmicas, a doença pode atingir pessoas de todas as faixas etárias.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS