Idaron entrega equipamentos para reforçar a fiscalização na fronteira

Idaron entrega equipamentos para reforçar a fiscalização na fronteira

Idaron entrega equipamentos para reforçar a fiscalização na fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (17), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) entregou às supervisões regionais de Porto Velho, Alvorada do Oeste e Vilhena, doze lanchas com motores de popa e reboques, além de duas vans, com capacidade para transportar quinze pessoas. O objetivo do repasse é fortalecer ainda mais a fiscalização da fronteira com a Bolívia. Os equipamentos custaram 700 mil reais e são parte dos investimentos de 11,5 milhões de reais previstos no convênio 004/2009 com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O presidente da Idaron garante que estão sendo adquiridos mais materiais para proteger o rebanho rondoniense da febre aftosa, já que o país vizinho é considerado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área de risco desconhecido da doença. “Estamos comprando mais cem (100) motos, já que em alguns lugares da fronteira, o acesso é difícil, além de dois barcos do tipo Quero-Quero, onde os servidores da Idaron poderão navegar com segurança e fazer uma fiscalização eficiente pelos rios de Rondônia, principalmente na faixa de fronteira com a Bolívia”, disse Augustinho Pastore.

De acordo com Pastore, logo em breve, as voadeiras e veículos serão enviados para as cidades fronteiriças de Guajará-Mirim, Costa Marques e Pimenteiras. Os trabalhos de proteção do rebanho local continuarão com firmeza, sempre em parceria com os órgãos de sanidade animal da Bolívia. “Está previsto mais um ciclo de fiscalização para o final do ano no país vizinho, onde os funcionários da Idaron vão até as propriedades bolivianas, prendem o gado e aplicam a vacina. Tudo em nome das criações do nosso estado. Até porque, mais de 40% da economia de Rondônia é ligada à pecuária. Já pensou um foco de Aftosa no gado daqui? Seria uma situação terrível”, afirmou ele.

Equipamentos

Cada lancha é equipada com assentos confortáveis e reboques para transporte em camionetes ou veículos menores, sendo que três delas contam com motores de popa de 90Hp; seis com motores de 40Hp e outros três com motores de 15Hp, totalizando 12 voadeiras. Os barcos de alumínio custaram 450 mil reais. Já as duas vans, com capacidade com 15 pessoas e equipadas com ar-condicionado custaram 220 mil reais. Os equipamentos vão atender cerca de nove municípios, além dos distritos ao longo dos 1.444 quilômetros de fronteira com a Bolívia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS