Centro de Defesa da Criança e do Adolescente realiza audiência pública na semana nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente realiza audiência pública na semana nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente realiza audiência pública na semana nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Objetivando mobilizar a sociedade, contribuir para a implementação de novas políticas públicas e chamar atenção das autoridades quanto as medidas a serem tomadas pelos atores de sistema de garantia de direitos, no que se refere a violência sexual contra criança adolescente, bem como, realizar o lançamento do livro da ANCED “A Defesa de crianças e adolescentes vítimas de violências sexuas” o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos/RO, com o apoio da Assembléia Legislativa, Fórum DCA e CONEDCA, promoveu Audiência Pública no Plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia no dia 19 de maio de 2009. 

Contando com a presença dos convidados Renato Roseno, Assessor e Coordenador de projetos da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e Adolescentes-ANCED, e Guilherme Schelb, Procurador da República do TRF da 1ª Região, houve a participação de representantes do Governo do Estado de Rondônia, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Deputados, Vereadores, Secretários de Estado, Conselhos Tutelares, Representantes Eclesiásticos, Universidade, Líderes Comunitários, universitários e outros, garantindo que o Plenário permanecesse lotado durante toda audiência, com aproximadamente 200 (duzentas) pessoas. 

Após a abertura dos trabalhos pelo Deputado Valter Araújo, Presidente da Comissão Especial destinada a acompanhar casos de pedofilia e maus tratos contra crianças e adolescentes, a audiência seguiu com as falas do advogado Renato Roseno, do juiz da vara de crimes contra crianças e adolescentes Álvaro Kálix Ferro, Procurador da República Guilherme Schelb, Representante do Fórum DCA Maria Alice Ribeiro, Representante do CONEDCA, Promotor de Justiça Charles Martins, Secretaria de Assistência Social Tânia Teresinha, e Representante da Universidade Federal de Rondônia, Berenice Tourinho. 

O Advogado Renato Roseno contextualizou a história do direito de crianças e adolescentes, alertando que, com uma população onde 34% representa pessoas com menos de 18 anos de idade, “Até hoje não fomos a mãe gentil em relação as nossas crianças”. Ao falar sobre a política de enfrentamento, citando as estratégias a serem adotadas (prevenção, atendimento, mobilização, articulação, protagonismo e responsabilização), Renato enfatiza que o encarceramento penal não tem diminuído a violência, e que legislação mais severa não resolve a problemática, caso contrário o problema já havia sido resolvido. Continuou dizendo que no Brasil se dá mais atenção ao agressor do que para vítima, ressaltando que a criança tem que ser tratada como um credor de direitos, e não como um objeto de informações. 

Representando o Fórum DCA, a Assistente Social Maria Alice Ribeiro de Souza fez uma análise sobre o 1° PROTOCOLO DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA E ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, assinado em 11 de outubro de 2006, onde as autoridades gestoras comprometeram-se em desenvolver ações ou estabelecer procedimentos que priorizassem a prevenção e repressão à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o atendimento às vítimas e suas famílias em conformidade com as leis. Alice  registrou que após mais de 02 anos de sua assinatura, tanto os Órgãos do Estado e do Município de Porto Velho realizaram muito poucas ações previstas no documento pactuado. Continuou dizendo que Rondônia ainda não se atentou para a tomada de medidas urgentes e prioritárias para o combate a esta violência que deixa marcas e danos profundos a uma criança e adolescente. Argumentou que hoje muitos cidadãos rondonienses e gestores estão eufóricos com a construção das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira, pois é visto como mais um Ciclo de Desenvolvimento para o nosso Estado. Contudo, alertou que Porto Velho, a cidade com maior concentração habitacional é que irá sofrer grandes transformações nos próximos anos em função da construção das Hidrelétricas, e que os mais afetados serão as crianças e os adolescentes. Concluiu chamando a atenção dos Deputados para o fato de que não existe compromisso sem destinação de recursos orçamentários e financeiros com prioridade para a execução dos Planos de Enfrentamento a Violência Sexual contra criança e adolescente do Município de Porto Velho e o Plano Estadual. 

Após o encerramento, houve a entrega de exemplares do livro da ANCED “A Defesa de crianças e adolescentes vítimas de violências sexuais” para os representantes das instituições que se fizeram presentes. A publicação é fruto de reflexões sobre a responsabilização produzidas por um grupo de doze Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECAs) filiados à ANCED.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS