Santo Antônio poderá entrar em operação antes do prazo, diz Furnas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente de Furnas, Carlos Nadalutti, afirmou que a entrada em operação da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, poderá ser antecipada em pelo menos seis meses. Uma das condições para a antecipação é a entrada das linhas de transmissão que ligarão a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
" A usina tem que estar ´pari passu´ com a construção das linhas de transmissão. É para 2012 (o cronograma de entrega da obra), mas provavelmente, por conta da necessidade do país, vamos antecipar para meados de 2011 " , disse Nadalutti, que participou de seminário, na sede de Furnas, sobre intercâmbio de energia na América Latina.
O executivo frisou que as obras, por enquanto, estão " literalmente dentro do cronograma " , em fase de escavações, com os canteiros implantados e os terrenos preparados para o depósito de materiais.
Furnas tem participação de 39% no consórcio responsável pela construção de Santo Antônio, que conta também com Cemig, Odebrecht e Andrade Gutierrez. Inicialmente, o consórcio entregará 8 turbinas, com capacidade de geração de cerca de 500 megawatts, mas depois de terminada a usina terá potência de 3.150 MW.
Para os próximos meses, Furnas espera iniciar a operação em dois empreendimentos hidrelétricos, ambos
Nadalutti informou ainda que a empresa aguarda a decisão da Eletrobrás, que controla Furnas, sobre a maneira como as subsidiárias vão atuar no leilão da hidrelétrica de Belo Monte, previsto para este ano.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!