Justiça suspende eleição no Sindicato da Construção Civil após denúncia de irregularidades ao MPT

Justiça suspende eleição no Sindicato da Construção Civil após denúncia de irregularidades ao MPT

Justiça suspende eleição no Sindicato da Construção Civil após denúncia de irregularidades ao MPT

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em despacho proferido nesta quinta-feira (16) a Juíza Isabel Carla de Mello Moura Piacentini, da 6ª Vara do Trabalho, no processo nº 00129.2009.6.14.00-6, concedeu liminar requerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com base em “seus próprios fundamentos jurídicos bem e amplamente abordados. Expeça-se a ordem de suspensão do processo eleitoral de escolha da nova diretoria do STICCERO, marcada para as datas de 18/4/2009 e 19/4/2009, em Itapuã do Oeste e Porto Velho, respectivamente”.
A Justiça determinou, ainda, à comissão eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (STICCERO) para “abster-se de praticar qualquer ato no sentido de eleição da nova diretoria, até ulterior deliberação por parte deste juízo”. O mesmo processo já tratava, anteriormente, da postura da direção do Sindicato de recusar a livre filiação de trabalhadores da construção civil.
A oposição sindical já havia protocolado no STICCERO no último dia nove de abril um requerimento pedindo impugnação do processo eleitoral do Sindicato e a eleição de uma Junta Governativa.  Para justificar a impugnação foram apresentados documentos comprovando que o Sindicato está sem diretoria desde 29/01/2009 e que o presidente da comissão eleitoral e o candidato a presidente da única chapa inscrita é a mesma pessoa: Antônio Acácio Moraes do Amaral. Cópia do requerimento foi encaminhada ao MPT.
Diversas outras irregularidades que estariam sendo praticadas no STICCERO e em outros sindicatos filiados à Força Sindical, por Antônio Amaral, já estão sendo investigadas pelo MPT no processo REP 005/2009, entre quais assinaturas de acordo e convenção coletiva abrangendo os trabalhadores das obras de construção das duas usinas do Madeira e a representação de diversos sindicatos através de procuração.
Para Raimundo Soares da Costa, o Toco, esta decisão judicial concedida a pedido do MPT representa uma importante vitória no sentido de se implantar a democracia e a transparência no STICCERO; sendo necessária, ainda, a nomeação de uma Junta Governativa, realização de uma ampla campanha de filiação e uma nova eleição coordenada por uma Comissão Eleitoral isenta.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS