SENAI e IMMA inauguram oficina-escola metal mecânica

SENAI e IMMA inauguram oficina-escola metal mecânica

SENAI e IMMA inauguram oficina-escola metal mecânica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e A Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia Ltda. - IMMA, fábrica de equipamentos hidromecânicos e de levantamento que será inaugurada em Porto Velho (RO), em 2009, inauguraram nesta quinta-feira, 27, a oficina-escola metal mecânica, espaço dedicado à preparação dos rondonienses para atuação na área industrial de mecânica pesada. Além dos representantes dos dois parceiros, o evento contou também com a presença de autoridades municipais e do governo do Estado.
Com a nova oficina, o SENAI amplia suas instalações e passa a oferecer aos moradores da região de Porto Velho a oportunidade de aprendizado profissional em uma área diferente - a de mecânica pesada. A iniciativa pioneira da instituição conta com a contribuição da IMMA, que patrocinou a construção da oficina, a compra dos equipamentos e materiais necessários ao seu funcionamento.
“A inauguração da oficina-escola representa a sintonia com as novas oportunidades que chegarão ao Estado por conta dos grandes projetos hidrelétricos. Daí a importância de parcerias como a que firmamos com a IMMA para oferecer aos rondonienses a capacitação necessária para acompanhar essas novas tendências”, afirma o diretor regional do SENAI de Rondônia, Vivaldo Matos.
A parceria entre a IMMA, primeira empresa de bens de capital da região Norte, e o SENAI foi estabelecida no início de 2008 para a realização de um projeto de capacitação da mão-de-obra local para atuar em sua futura fábrica, localizada no distrito industrial de Porto Velho. Lançado no final de julho, o “Projeto Guaporé” já está em andamento e selecionará 200 pessoas para integração à IMMA nas áreas de caldeiraria, soldagem, montagem mecânica, oxicorte (corte das chapas de aço), operação de máquina de usinagem, controle de qualidade e pintura industrial. Com duração total de 460 horas/aula, o projeto está próximo da conclusão de seu primeiro ciclo, prevista para meados do mês de dezembro.
"A profissionalização como meio de inclusão social promovida pelo Projeto Guaporé e consolidada com a inauguração desta oficina metal mecânica, em parceria com o SENAI, é a semente que deve ser cuidadosamente cultivada. Assim, os profissionais que irão usufruir da oficina terão a oportunidade de fazer parte da história do desenvolvimento industrial de Rondônia", destaca Rubens Gunther, presidente do Conselho Consultivo da IMMA.  
As aulas do “Projeto Guaporé” são ministradas nas dependências do SENAI e os alunos já podem usufruir os benefícios da oficina-escola metal mecânica.
"A cada momento, a IMMA se consolida como uma empresa genuinamente rondoniense, o que se comprova agora, por meio desse passo decisivo que é a materialização dos meios de aprendizado representados por esta oficina, fruto da parceria com o SENAI. É um orgulho para todos nós participar de mais esse importante marco na efetiva implementação em Porto Velho desta que é a primeira indústria de bens de capital da Região Norte”, afirma Jell Andrade, membro do Conselho Consultivo da IMMA.
 Associação de grandes empresas
Com o objetivo de subsidiar os projetos de hidroeletricidade da região Norte do Brasil, por meio do fornecimento de equipamentos, entre eles, hidromecânicos e de levantamento, para os empreendimentos deste setor na Amazônia, a Alstom, líder mundial em infra-estrutura de energia e transporte, associou-se à Bardella, tradicional empresa nacional de bens de capital com engenharia sob encomenda, para a construção da Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia - IMMA.
A joint venture firmada para a IMMA conta com participação acionária de 50% de cada uma das empresas. As duas empresas, que estão juntas nos principais projetos de hidreletricidade no Brasil, trabalham pela primeira vez neste tipo de sociedade.
A associação permitirá à Alstom e à Bardella otimizar os seus recursos de engenharia, métodos de fabricação, produção, serviços de supervisão de montagem e de comissionamento, diminuindo prazos de fornecimento e garantindo a qualidade dos produtos suportados pela longa experiência adquirida pelas duas empresas nas áreas em que atuam.
Com investimento de R$ 90 milhões, a obra, que será entregue em 2009, está localizada em Porto Velho e tem 235 mil m² de área total e 25 mil m² de área construída. Equipada com máquinas operatrizes, área de caldeiraria, jato de granalha e pintura, a fábrica terá capacidade de levantamento de 100 toneladas e produção de 12 mil toneladas por ano.
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS