Aproximadamente, 120 jovens assistidos pelo Centro da Juventude, programa mantido pela prefeitura de Vilhena, receberam a visita da consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Danielle Oliveira Valverde. A vinda à Vilhena aconteceu por meio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação correspondente às cinco regiões do país que reúnem um total de 20 Centros.
Segundo a consultora, a intenção é fazer uma avaliação dos Centros da Juventude que tenham sido co-financiados pelo governo federal desde a construção da unidade, aquisição de equipamentos até o mapeamento dos Centros existentes no país. A exemplo de Vilhena, no estado de Rondônia, outra cidade a receber a visita da consultora será apenas o município de Ariquemes.
De acordo com Daniella, o primeiro passo foi conhecer o Centro da Juventude de Vilhena, observar a estrutura física e, posteriormente, foi feita uma entrevista com os coordenadores da instituição, bem como, com a secretária de Bem-Estar Social, Carina Gisele Nogueira, para a percepção de como o Centro está inserido na totalidade da rede de Proteção Social. Foi criado também um grupo de discussão com cinco jovens, os quais responderam a um questionário para análise e composição do relatório final da consultora. As 19 questões buscaram a caracterização dos jovens participantes do grupo de discussão.
Na visão do prefeito Marlon Donadon, o governo federal tem muito colaborado para o desenvolvimento de Vilhena também quanto às questões sociais. “O município já investe recursos próprios em muitos projetos de assistência social e, com a disponibilidade dos recursos federais, novos projetos são implantados e ampliados”, disse.
Após a avaliação da instituição, a Central de Produção de Alimentos (CPA) serviu um repleto coquetel como forma de confraternizar os alunos, professores e coordenadores.
Agenda – A consultora Danielle Valverde já esteve em Goiás (GO), Cuiabá (MT), Recife (PE) e Rio Grande do Norte (RN). Depois de avaliar o Centro da Juventude de Vilhena, ela segue para a cidade de Ariquemes e depois para os estados do Acre (AC), Mato Grosso do Sul (MS), São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG).