ALERTA - Umidade relativa do ar entra em fase crítica na capital e aumenta índice de atendimento nos postos

ALERTA - Umidade relativa do ar entra em fase crítica na capital e aumenta índice de atendimento nos postos

ALERTA - Umidade relativa do ar entra em fase crítica na capital e aumenta índice de atendimento nos postos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Na tarde do último sábado, 23, foi registrada em Porto Velho, até o momento, a menor umidade relativa ao ar já observada em 2008, com 16% registrada na estação meteorológica do INMET, localizada na sede da EMBRAPA, na BR-364 sentido Cuiabá. A conseqüência dessa queda relativa da umidade acaba refletindo na saúde da comunidade, pois o aumento na incidência de pessoas que sofrem com doenças respiratórias lota os postos de saúde e hospitais.
Em comparação com os anos anteriores, um valor de umidade do ar tão baixo não era registrado em Porto Velho desde o dia 17/08/1997, quando a umidade do ar naquela ocasião chegou a 13%.
Nesta terça-feira (26), no período da manhã, a umidade relativa do ar estava com 62%, mas a sua tendência, segundo técnico do SIPAM, é diminuir no período vespertino, a previsão é de 35% de umidade.
O meteorologista do SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), Luiz Alves do Santos, apontou que o valor médio de umidade do ar, em Rondônia, no mês agosto é abaixo do normal.
“ Se analisarmos os valores médios de umidade do ar, o mês de agosto de 2008 está com valor médio de 69,3%. Este valor é considerado muito abaixo do normal. O valor normal para este mês varia entre 71,9% e 75,2%. Em anos anteriores, a média da umidade do ar em agosto não estava tão baixa assim desde 2005, quando em agosto daquele ano a média registrada foi de 67,4%”, explicou o meteorologista.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da mucosa, sangramento pelo nariz e irritação dos olhos, são sintomas comuns em parte da população que procura os postos de saúde e hospitais, ocasionados pelo tempo seco e, para piorar, menor dispersão da poluição causada pela fumaça das queimadas e que dá início da propagação nas manhãs de Porto Velho. 

Dr. Sidrônio Timóteo, clínico-geral.

O clínico-geral da Policlínica Municipal Ana Delaide, Dr. Sidrônio Timóteo, disse que nos meses de julho até setembro são onde surgem grandes índices de adultos com insuficiência respiratória. Ele informou à reportagem do Rondoniaovivo.com que nas suas 12 horas de Platão na unidade de saúde o médico atende cerca de 60 pessoas e dessas pelo menos 20 estão ligadas com problemas no sistema respiratório.

O tratamento que a Policlínica oferece segundo o médico, é oxigênio terapia e inalação, pois este é o atendimento básico para este tipo de doença.
O médico ressaltou cuidados essenciais para a comunidade nesse período de estiagem e que são paliativos para amenizar o problema da baixa UR, é evitar e até suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas, sempre se proteger do sol, usar soro fisiológico para olhos e narinas, consumir muita água e manter um umidificador em alguns ambientes da casa – toalhas molhadas e bacias com água, por exemplo.
Ele alerta também com relação a ambientes fechados e muito úmido (70%), que também prejudicam a saúde, com conseqüências graves causadas por alergias e reumatismos, afetando crianças e idosos.
ESTADO DE ALERTA E TEMPO SECO
Segundo o meteorologista Luiz Alves o nível crítico da umidade relativa do ar está dividido nas seguintes faixas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): entre 40% e 30% é considerado estado de observação; entre 30% e 20% é considerado estado de atenção; entre 20% e 12% é considerado estado de alerta e abaixo de 12% é considerado estado de emergência. O nível recomendável para a melhor saúde humana são valores de umidade do ar acima de 50%.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS