Emancipação- Extrema- "Rocão" põe sob aposta "Anel de couro"- Por Zé Gaúcho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
E o leitor poderá achar estranho e questionar o que tem a ver aposta indecorosa com a questão da emancipação? Então vejamos:
A celeuma sustentada pela classe política apartir da edição de E.C. nº 15 que em diversos questionamentos tenho manifestado que em nenhum momento seu texto fala em proibir-se a criação de municípios, como insistem alguns legisladores, talvez para não terem que dividir "suas boladas" para atender necessidades das regiões com população já em estágio de desenvolvimento e distantes das sedes municipais como acontece na região norte, em especial a Ponta do Abunã em Rondônia, distância de 300km da sede.
Aqui a necessidade e o Ser superam o princípio da lei (caso de excepcionalidade). Mas a irônica pregação de alguns políticos, que não fazem por cumprir a missão do cargo, já "calejou" a opinião pública negativa a tal ponto, que enquanto numa roda de bar, surgiu um comentário sobre a possibilidade de em 2009 Extrema de Rondônia ser emancipada, seu Rocão sem nenhum escrúpulo se propôs virar "Gay" se de fato "isto" acontecer. Ironias à parte, o que muitos não sabem ou "insistem em não querer entender", é que a comissão de emancipação formada em março de 2007, para elaboração do manifesto popular pela emancipação da Ponta do Abunã, fora "estribada em pilares" que permitiram sustentar o processo contra possíveis interferências de forças estranhas contrárias ao ideal do inquebrantável do povo pontabunense.
Isto possibilitou que "estudos excepcionais" fossem realizados para embasar possíveis deficiências da lei e encontrar o caminho da solução: Extrema de Rondônia, enfim será emancipada.
Pela primeira vez, um processo de emancipação no estado de Rondônia, após a E.C. nº 15 de 1996, ultrapassou ilesa ao recurso especial, interposto contra decisão do TRE-RO, acórdão nº 504, de 18 de dezembro de 2007 para que o plebiscito seja realizado, e sustentado por unanimidade da Corte, em 28 de fevereiro de 2008.
Quando da apreciação do recurso da Procuradoria da República. Manifestamos nosso reconhecimento e nossa gratidão aos que colaboraram para o bom andamento do processo, em especial à Corte do TRE-RO. Que advogou nossa causa. Portanto é só aguardar passar as eleições de 5 de outubro para conferir as apostas...
Até lá!...
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!