Após proferir decisão que afastou na última quinta-feira (25), os agentes públicos Ricardo Augusto dos Santos e Hélio Pereira Cruz, da Direção do Presídio Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco), o Juiz de Direito substituto da Vara de Execução Penal da Comarca de Porto Velho (VEP), Wanderley Jose Cardoso, visitou hoje (27) pela manhã, às 11 horas, o presídio Urso Branco, onde manteve contato com a nova Diretora, psicóloga Janaína Carvalho Aldunate.
Para o juiz Wanderley Cardoso a nova Diretora do presídio Urso Branco preenche todos os requisitos legais que o cargo exige. Ele disse que o primeiro diálogo com a Nova Diretora foi satisfatório e espera que Janaína Aldunate desempenhe um bom trabalho no estabelecimento de ressocialização de apenados.
Wanderley Cardoso esclareceu que umas das finalidades da visita era conversar com os presos a fim de que eles mantivessem a calma, a disciplina e respeitasse a nova direção. “Por ser um dia de visitas de familiares, que dificulta o acesso a carceragem e por questão de segurança, mantive contato apenas com alguns presos e visitantes”, disse o juiz.
Aos presos com quem o Magistrado conversou foram esclarecidos sobre seus direitos e deveres. Os detentos, durante o diálogo, elogiaram a decisão do juiz e firmaram que vão cumprir as ordens estabelecidas e que apenas querem cumprir a sua pena em condições dignas.
Segundo o Juiz Wanderley, apenados e familiares, que se encontravam no local, foram receptivos com a sua visita. Na próxima segunda-feira (30), o Magistrado da VEP vai retornar ao Urso Branco para esclarecer aos presos e funcionários que o Juízo da Vara de Execução Penal da Comarca de Porto Velho preza pelos direitos humanos, mas exigirá de todos os detentos que cumpram com seus deveres como o de obediência e respeito à nova Direção do Presídio.
Dados recente da VEP apontam que a casa de detenção Urso Branco contém 915 detentos.
O juiz Wanderley Cardoso, além de responder pela Vara de Execuções Penais, também é responsável pelo 4ª Juizado Especial Cível, instalado no Shopping Cidadão. Acompanhou o Magistrado durante a visita, a promotora de Justiça, Lisandra.