MP ingressa com 16 ações civis públicas para ressarcimento dos cofres públicos em Ariquemes

MP ingressa com 16 ações civis públicas para ressarcimento dos cofres públicos em Ariquemes

MP ingressa com 16 ações civis públicas para ressarcimento dos cofres públicos em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Promotoria de Justiça de Ariquemes, por intermédio do Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho, ingressou com 16 ações civis públicas contra Ernandes Santos Amorim, ex-Prefeito do Município de Ariquemes; Valentim Heil Filho, ex- Diretor da Imprensa Oficial do Estado; Rosa Marina Bettero Ribeiro, Jónison Teófilo Sobrinho, Francisco Agenário Vasconcelos, João Francisco dos Santos, Valtercides de Souza Santos, Jânio Pereira de Moraes, Erivan Batista de Souza e Mariana Eiko Shimada, ex-membros da Comissão Permanente de Licitação na época dos fatos que foram objeto das ações. Também são relacionados como réus nas ações, os empresários Osmar Santos Amorim, José Mohamed Janene e Gilberto Chimentão, Edivaldo Oliveira Souza, José Jambre Carvalho, Francisco Carlos Oliveira Moraes, Antônio Carlos Albertti, Antônio Kyjuuro Aida, Devanir Vendramel, Nyldice Deo Cidin, José Mauro Alonso Cidin, Paulo Vieira Costa, Carlos Somio da Fonseca, Sidrônio Timóteo e Silva, Ralph Rueda, Nilson Roberto Teixeira e Massato Ono. As ações visam o ressarcimento aos cofres da Prefeitura de Ariquemes, que sofreu prejuízos por operações ilegais. As ações civis públicas baseiam-se em fraudes em diversos processos licitatórios da Prefeitura de Ariquemes nos anos de 1990 a 1992. Segundo o Promotor de Justiça, ocorria fraude na publicidade exigida nos contratos administrativos, pois ao invés de fazer publicar o edital no Diário Oficial do Estado, o ex-Prefeito Ernandes Amorim procurava o então diretor-geral da Imprensa Oficial, Valentim Heil Filho, para que este, como já o fizera em inúmeras outras vezes, confeccionasse exemplares falsos do Diário Oficial, inserindo em lugar de outra matéria, os Editais de Licitação de Tomada de Preços. O esquema contou com a participação de integrantes da Comissão Permanente de Licitação e de empresários, que já previamente ajustados com as autoridades municipais de então, sempre obtiveram vitórias em 16 processos licitatórios com valores sem qualquer concorrência, causando sérios prejuízos ao município de Ariquemes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS