Idaron recebe barco para vigilância e educação sanitária na fronteira com a Bolívia

Idaron recebe barco para vigilância e educação sanitária na fronteira com a Bolívia

Idaron recebe barco para vigilância e educação sanitária na fronteira com a Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com um serviço de vacinação e controle de sanidade animal modelo para o Brasil, o Estado de Rondônia dá mais um passo rumo ao status de área livre da aftosa, sem vacinação, com a entrega do barco Quero Quero II, adquirido com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e que vai atuar na fiscalização agropecuária e educação sanitária na região da fronteira com a Bolívia, ao longo do rio Guaporé. “Todo o trabalho coordenado pela Agência Idaron, em parceria com o Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), Ministério da Agricultura, e especialmente com os produtores rurais, tem colhido excelentes resultados, mas precisamos investir mais e continuarmos ainda mais vigilantes, para que a aftosa seja definitivamente extinta de Rondônia, abrindo ainda mais mercados para a nossa carne”, disse o vice-governador João Cahulla, na entrega da embarcação, em solenidade às margens do rio Guaporé, na manhã da última sexta-feira. De acordo com o presidente da Agência Idaron, Augustinho Pastore, a meta do Estado é de, em dois anos, conseguir ser reconhecido como área livre da aftosa, sem vacinação. “Hoje, cerca de 250 mil pessoas trabalham, direta ou indiretamente, com a cadeia da carne. Nosso rebanho é de quase 11 milhões de cabeças e já somos o quarto maior exportador brasileiro de carne. Por isso, o Governo trata o setor com muita responsabilidade, para que a aftosa não estrague essa nossa grande fonte de emprego e renda que é a pecuária”, completou Pastore. O deputado estadual Ezequiel Neiva, o prefeito de Pimenteiras, Carlos Rodrigues, o presidente da Agência Idaron, Augustinho Pastore, o superintendente federal de Agricultura, Orimar Martins, o presidente do Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), José Vidal, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade. Com capacidade para levar oito técnicos e dois tripulantes, a embarcação possui dois andares e conta com dois dormitórios, refeitório, cozinha, sala de atendimento, sistema de rastreamento via satélite, computador com internet via satélite, placa de energia solar (baterias), gerador de 50 KVA e duas lanchas de 40 HP para abordagens. “O barco não vai atuar somente na vigilância, mas também na educação. Vamos exibir vídeos educativos nas comunidades e assegurar a multiplicação das informações sobre a importância do controle sanitário”, observou Fernando Pinto, do Ministério da Agricultura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS