FRASE DO DIA
"Relaxa e goza porque você esquece todos os transtornos depois", A multi-orgástica ministra do Turismo, Marta Suplicy, falando sobre atrasos em aeroportos.
.
Pauta política de 01 a 10
01-Reforma serrada:
O PSDB tem como projeto fazer o presidente pós Lula e se mostrou antenado ontem na votação da reforma política. Quem viu o buraco foi Serra. É que sem Lula, todos são iguais e para iguais as regras devem ser diferentes pelo menos em política. A conta é fácil e Serra é bom de contas. Mantidas as regras, o PSDB não terá problema de arrecadar, nem fazer suas listas, nem coligar com outros partidos. Ou seja: a reforma pode ser boa para todo mundo, mas no momento não é boa para o PSDB.
02-Conselho de Ética ou convescote?
Um dia para o Senado nunca mais esquecer. Sem uma investigação qualquer, por mínima que fosse, Renan teve o processo de quebra do decoro parlamentar arquivado, depois de ser denunciado pela revista Veja de receber dinheiro de um lobista, para pagamento de despesas pessoais. O relator que na verdade nada relatou foi o senador Epitácio Cafeteira do Maranhão que com seu gesto, escreveu um epitáfio para o senado; “Aqui jaz a Ética”. Não seria surpresa que se reunissem com o Renan para comemorar o nascimento da criança, sem a “gestante”, é claro. Em Alagoas o convescote tem um nome: “beber o mijo”.
03-Maquinando uma explicação:
Vavá, irmão do Lula disse que andou sondando o presidente para colocar umas máquinas de terraplanagem na Vale do Rio Doce e que Lula havia negado. No mesmo dia 25 de março, Vavá ligou para o Nilton Servo dos bingos e contou sobre a conversa com irmão. Domingo o advogado de Vavá, Nelson Alfonso, disse em entrevista que as máquinas a que Vavá se refere na conversa eram de terraplanagem, e não de caça-níqueis, sem esclarecer como, onde e para quem seria o serviço. Mas o Zé de Nana descobriu: primeiro se constrói o bingo com um tipo de máquina. As outras de jogo só aparecem depois.
04-Imprensa domesticada:
Nunca antes nesse pais alguém foi tão bem tratado como Lula e, nunca ninguém foi tão atacado quanto o próprio, quando presidente. Lula sente falta de carinho e atenção e reclamou ao lançar o programa de turismo ontem. "O que a gente vê de bonito na imprensa brasileira? Não tem. Essa é uma parte histórica do País, mas há outra parte que nos motiva a viajar." Pensei com meus botões: Como o presidente precisa de uma TV estatal que fale só coisas bonitas. A imprensa é ingrata. Porque não deixa o Vavá em paz?
05-Fraquinho, fraquinho:
A pressão para que não haja vazamento nas investigações da PF surtiu efeito, mas o que saiu na imprensa foi muito pouco. Marcio Fortes, titular do Ministério das Cidades, seria o novo 'interceptado' pelas gravações realizadas pela PF no contexto da Operação Navalha. Márcio era uma espécie de distribuidor geral e vinha sendo olhado com desconfiança. Até agora o que se sabe é pouco, mas o suficiente para deixar todo mundo de orelha em pé. A Navalha cortou a cabeça de Silas, Rondeau, seu assessor, deixou em situação vexatória Renan, aliados do Sarney, delegados da PF, governadores. A Solingen continua amolada.
06-Quem quer reforma:
13 anos mofando na gaveta e a reforma ganhou o cartão “Leva eu” para voltar de onde não queriam que saísse. Friamente: que grupo político poderia movimentar a sociedade para pressionar pela reforma? Só o PT, que nesse caso está rachado. Quem mais? A grande imprensa, com a igreja, a OAB, ou seja, os de sempre, mas que andam envolvidos com necessidades mais urgentes. Quem mais? Lula, que não quer se envolver. Como dizem nossas crianças em Porto Velho, a reforma “embiocou e está sem vento pra subir”.
07-Mensagem a Garcia:
A decisão da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça anistiando Carlos Lamarca e concedendo uma pensão igual ao soldo de general de brigada, pôs fogo nos gabinetes da das Forças Armadas. Ontem o comandante do Exército ligou para o chefe, Waldir Pires, pedindo anulação dos benefícios na biografia e nas contas da família de Lamarca. Apoiado pelos ministros da Aeronáutica e Marinha, o General Enzo do Exército disse que a decisão da Comissão é meramente indicativa e que cabe ao Ministro aceitar, rejeitar ou atenuar. Para a esquerda, Lamarca é um herói. Para o Exército, o ex-capitão é um desertor.
08-Entregando a rapadura:
As tropas das Forças Armadas só serão liberadas para entrar no Rio de Janeiro, depois que o governador entregar a própria cabeça na bandeja, admitindo sua incapacidade de cuidar da segurança no Estado. O impasse já dura mais de dois meses e o Pan está para começar e somente o Lula pode resolver o imbróglio. Hoje o Exército vai dizer que as tropas estão prontas e que existe plano de atuação, desde que o comando da segurança seja repassado. O Exército está certo na questão. Já pensou uma cobra de duas cabeças?
09-Aos trancos e barrancos:
A economia brasileira cresceu 4,3% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2006. Na comparação com o trimestre anterior, a alta ficou em 0,8%. O resultado foi puxado pelo consumo das famílias, que, apoiado em mais renda, emprego e crédito, cresceu 6% sobre o começo de 2006. Outro destaque positivo foi o setor de serviços, com alta de 4,6%, melhor resultado desde o final de 2004. Claro que haverá gente apoiando, gente dizendo que poderia ser diferente, mas o Brasil segue em frente. Do seu jeito.
10-Agregando valor à própria jóia:
Uma policial federal foi presa por posse e contrabando de diamantes lá no sul do Estado. Com certeza os diamantes não saíram da reserva do Roosevelt, pois lá não existe garimpo em atividade. Os diamantes estavam escondidos na roupa e no absorvente. Ou seja: uma jóia abrigava outras. Em economia é isso que se chama de agregar valor ao produto.
140607
Contato: leoladeia@hotmail.com
*
VEJA EDIÇÃO ANTERIOR:
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Léo Ladeia
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Léo Ladeia