O último dia do I Painel Amazônico – evento comemorativo aos 25 anos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) que reuniu presidentes de Tribunal de Contas de vários estados do Brasil, da Europa e da Argentina foi dedicado ao tema: “Riquezas e Potencialidades do Estado”. A Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), parceira do TCE, na realização do Painel abordou a contextualização de Rondônia e apresentou um documentário especial sobre o Estado.
O secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro, iniciou sua participação parabenizando o presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo e a comissão organizadora do Painel. Em seguida, o secretário fez um resumo das principais atividades desenvolvidas pelo Governo de Rondônia e o papel da Seplan, na elaboração das ações estratégicas. O alto nível de capacitação do corpo técnico da atual administração, o Plano Plurianual 2008-2011, a Regionalização do Estado, e a utilização de indicadores como base para o planejamento governamental, foram citados como exemplo da nova gestão administrativa, desenvolvida pelo governador Ivo Cassol. “Diferente do que aconteceu em administrações anteriores, o governo do Estado tem conseguido trabalhar em harmonia com os poderes. Este posicionamento facilita as parcerias e contribui para o desenvolvimento de Rondônia”, destacou Ribeiro.
O secretário de Planejamento falou também sobre a riqueza de recursos naturais que o Estado possui - dando como exemplo a diversidade de minérios e o rio Madeira que será berço do Complexo Hidrelétrico do Madeira: as usinas de Santo Antônio e Jirau. As obras de saneamento básico da capital, também realizadas com recursos do PAC e do governo estadual foram destacadas na palestra.
Hidrelétricas do Rio Madeira - O diretor de contratos da construtora Norberto Odebrecht, José Bonifácio Pinto Júnior, também foi um dos palestrantes do evento. Ele mostrou o novo modelo do setor elétrico brasileiro e a reestruturação física e administrativa que a construtora elaborou para minimizar os impactos ambientais e populacionais da usina de Santo Antônio, na região. Uma delas foi à capacitação da mão de obra local, através do projeto Acreditar. A iniciativa feita em parceria com o governo do Estado irá possibilitar o aproveitamento de aproximadamente 70% da força de trabalho necessária para a construção da usina, em Rondônia reduzindo o desemprego.
Idealização do CPA - Ainda no auditório do TCE-RO, antes de realizar a assinatura da ordem de serviços para a construção do Centro Político Administrativo – CPA, o governador lembrou que esta importante obra que irá beneficiar os servidores públicos e a população rondoniense foi idealizada pelo secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro. “A idéia da criação do CPA partiu do nosso secretário de Planejamento. Ele havia assumido a Seplan há pouco menos de 30 dias e trabalhávamos, em minha fazenda, em um final de semana quando o João Carlos me disse que precisávamos construir um Centro Político Administrativo para reunir todas as secretarias em um mesmo espaço, numa estrutura mais moderna. Aceitei a idéia e hoje o CPA é uma realidade”, lembrou Ivo Cassol.