MANIFESTO - Sou a favor do padre Franco e contrário ao Franco político - Por Jeovane Pereira
Uma das maiores reservas morais existentes em Cacoal. Até que me provem contrário, considero o padre Franco um homem de conduta irrepreensível. Um homem de procedimento inatacável. Embora eu não seja uma das pessoas que esteja próximo ao pároco, o que já presenciei e sei de ouvir da boca de muitas pessoas íntegras, é que ele realiza um excelente ministério de fé cristã. Um homem que fez voto de pobreza e segue à risca as pegadas deixadas pelo judeu Nazareno. Recebeu a grandiosa missão de apascentar as ovelhas do Senhor e tem realizado essa tarefa de forma exemplar. Defensor convicto da viúva, do órfão e combatente em prol da redução das injustiças sociais. Com todas essas qualidades e tantas outras que ocupariam imenso espaço alistá-las todas aqui, foi capaz de reunir milhares de pessoas em torno de um sonho, que vai beneficiar toda população de Rondônia: o Hospital Daniel Comboni.
Eu não tenho dúvidas de que a grandeza dessa obra vá ultrapassar as fronteiras deste Estado e beneficiará milhares de brasileiros. Também é verdade que o padre Franco não tem mais vigor juvenil, foi açoitado por derrames, está com a saúde debilitada, hoje ele é um reverendo idoso cheio de disposição, mas bastante cansado. Não poderia ser diferente, o padre Franco é um ser humano igual a todos nós: está sujeito à ação do tempo.
Está é apenas uma resumida síntese da história de vida do nosso querido padre Franco. E sou bem capaz de extrair de sua biografia, um extenso livro com um exemplo de vida dedicada a fazer o bem e cheia de vitórias.
FRANCO POLÍTICO
Semelhante ao que aconteceu no paraíso, quando a serpente seduziu nossos primeiros pais Adão e Eva com promessas mirabolantes, assim alguns supostos amigos do padre Franco, se aproximaram astutamente com idéias diabólicas e sussurram nos seus ouvidos: Franco, tu és um político! Abandona a brilhante missão de pastorear. Foste capaz de construir 40% do hospital, agora deixa de lado essa grandiosa obra. Nós vamos te fazer prefeito de Cacoal. Encantaram nosso padre Franco! O ludibriaram e querem torná-lo no FRANCO POLÍTICO. Desviá-lo de suas valiosas, grandiosas e principais missões originadas na Itália.
Se os políticos que levam o padre Franco à tira colo, até Brasília, fossem realmente bem intencionados, se tivessem certeza que o pároco continuasse com a saúde de ferro e quisessem de fato ajudá-lo, diriam a ele: Franco abandone essa fantasia de ser prefeito de Cacoal. Santo padre, nós vamos auxiliá-lo no restante dos 60% que restam para concluir seu valioso sonho...
Os adeptos das facções partidárias que se digladiem na lamacenta ceara política. Oro, rezo muito para que o padre Franco encontre forças para resistir às tentações e possa lembrar-se da promissão feita pelo Diabo quando estava tentando Jesus no deserto: "Eu te darei todos os reinos da Terra! Basta que tu te curves diante de mim". "Afasta de mim satanás!" Essa foi uma sábia resposta do Mestre.
Portanto, declaro imensa admiração por esse valioso italiano de coração brasileiro, cidadão universal do bem: "Eu sou a favor do padre Franco, mas contrário ao Franco político.
Jeovane Pereira - Escritor amador e aprendiz de poeta.