O presidente da Câmara disse que a transposição é uma questão de justiça, mas afirmou acreditar ser mais viável a passagem dos servidores até 1987, por estar dentro da constitucionalidade.
O bloco parlamentar que está lutando pela transposição dos servidores do Estado de Rondônia para os quadros da União obteve mais uma importante adesão no início da noite desta terça (24). Por volta das 20 horas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), prometeu agilizar a criação da Comissão Especial que analisará a transposição dos servidores, tramitando naquela Casa.
Após um dia de intensa movimentação orquestrada pelo senador Expedito Júnior (PR-RO), toda a comitiva do estado, composta por 18 deputados liderados pelo presidente do Poder Legislativo de Rondônia, Neodi Carlos, quase toda a bancada federal, e ainda com a presença de presidentes dos dez maiores sindicatos do estado, conseguiu no início da noite audiência com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.
Bastante receptivo, Chinaglia disse que a transposição dos servidores é uma questão de justiça, já que o que se está pedindo é tão somente uma isonomia com os outros estados que conseguiram anteriormente essa transposição. Arlindo afirmou ainda acreditar que será mais viável a passagem dos servidores até 1987, por estar dentro da constitucionalidade. Porém, não querendo entrar no mérito da questão, o presidente da Câmara dos Deputados garantiu o apoio para a formação de uma Comissão Especial para acompanhar todo o trâmite do processo.
Para o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos, a audiência com Arlindo Chinaglia se revestiu de êxito, pois ficou firmado o compromisso da instalação da Comissão Especial que analisará a transposição. Na opinião de Neodi, sem essa movimentação política realizada por todos os parlamentares do estado, mais o governador e as lideranças sindicais, sequer a comissão seria finalmente organizada no cenário da Câmara dos Deputados.
Porém, apesar da criação da Comissão Especial para analisar a transposição no âmbito da Câmara dos Deputados, o senador Expedito Júnior, em acordo com os demais parlamentares e sindicalistas, decidiu continuar com as negociações com vistas à inclusão da emenda da transposição na Medida Provisória 341.