USP e FioCruz inauguram o insetário mais moderno de Rondônia

USP e FioCruz inauguram o insetário mais moderno de Rondônia

USP e FioCruz inauguram o insetário mais moderno de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz), da Bahia, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5) da Universidade de São Paulo (USP), de Monte Negro, município do interior rondoniense, inaugurou no dia 2 deste mês o mais moderno e amplo insetário (local para criação de insetos) do estado de Rondônia. Com 200 metros quadrados e todos os pré-requisitos básicos de segurança, o insetário está apto a criar em condições controladas mosquitos, barbeiros e carrapatos transmissores de inúmeras doenças em todo o país e no estado, dentre as quais malária, babesiose, filarioses, Chagas, riquetioses, dengue, febre amarela, borreliose e erliquiose. A construção do insetário faz parte de um amplo projeto de pesquisa que teve início em 2006 e visa estudar as doenças endêmicas de Rondônia, além de capacitar pessoal na área de entomologia. Vários alunos da Unir e da Faculdade São Lucas já freqüentam e desenvolvem projetos em Monte Negro e a construção do insetário irá facilitar a execução destas pesquisas. O médico rondoniense Gabriel Lima Monteiro de Rezende (Hospital das Clínicas) brindou com seu nome o insetário. A USP decidiu homenagear o ilustre cidadão pelo apoio e incentivo dado à Universidade durante sua implantação em Rondônia (1990-1995), e pelo caráter empreendedor, pioneiro e ilibado do homenageado. Entre 7 e 14 de janeiro um grupo de alunos da Faculdade São Lucas e da Unir foi capacitado por profissionais da USP e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de São Paulo, na identificação e manejo de mosquitos, inaugurando as atividades de entomologia e preparando os profissionais e alunos para o funcionamento do insetário. O prefeito Zé Mineiro, de Monte Negro, destacou as ações da USP em Monte Negro e agradeceu ao Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, pesquisador da USP e coordenador do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, pelo trabalho desenvolvido no controle de doenças como a Malária e a Leishimaniose no município.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS