A subgerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Liana Ferraz, participou, na última semana, da 6ª Reunião Nacional do Fórum de Coordenadores Estaduais do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio realizada em Florionópolis (SC).
*Entre as principais novidades anunciadas no evento está a entrega de kits de ética e formação, além de acervo bibliogágico com 130 livros para todas as escolas de ensino médio do país.
*Conforme Liana Ferraz, além do tema principal, que foi abordado pela professora Maria Ciavatta, coordenadora geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológicas, estiveram em pauta outros importantes, como política de formação de profesores e de gestores do ensino médio integrado versus as novas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); avaliação da implantação do ensino médio integrado à educação profissional, de 2004 a 2006; e planejamento para este ano, incluindo financiamento, manutenção, merenda, mudanças estruturais e pedagógicas nas escolas, assistência técnica aos Estados, programação de reuniões e revisão de diretrizes curriculares nacionais, com foco na revisão dos parâmetros que regem a educação, de forma que a formação de nível técnico seja mais valorizada, eliminando-se a distorção entre o técnico e o superior.
*Liana observou que essa educação integrada, já existente em Estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, deverá ser implantada em todo o país até o próximo ano. “A formação integrada é uma visão humanitária, associada e interligada a outro, que busca o reconhecimento da totalidade do ser integral”, disse Maria Ciavatta.
*Entre as ações anunciadas, estão o curso sobre drogas para 150 educadores de 23 escolas de Rondônia; e levantamento da demanda para ampliação do ensino médio integrado até 2016.