Incêndio em casa noturna mata 175 e deixa 619 feridos em Buenos Aires

Incêndio em casa noturna mata 175 e deixa 619 feridos em Buenos Aires

Incêndio em casa noturna mata 175 e deixa 619 feridos em Buenos Aires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Incêndio em casa noturna mata 175 e deixa 619 feridos em Buenos Aires

*Um incêndio que se espalhou rapidamente destruiu uma boate em Buenos Aires deixou um saldo de 175 mortos e pelo menos 619 feridos, numa das maiores catástrofes das últimas décadas no país, informaram autoridades na sexta-feira.

*O incêndio teria começado um pouco antes da meia noite de quinta-feira, quando o público, formado por pessoas jovens, jogou rojões em direção ao teto numa discoteca do decaído bairro Once, enquanto cerca de 4.000 pessoas acompanhavam um show de rock, disse o prefeito da cidade, Aníbal Ibarra.

*"Num minuto pegou fogo. Éramos um montão de gente tentando sair", disse à Reuters Ariel Monges, 25, que conseguiu sobreviver à tragédia mas perdeu uma prima de 16 anos e um amigo.

*Segundo o prefeito, o local tinha saídas de emergência contra incêndio, mas elas estavam fechadas de tal forma que tiveram que ser abertas pelos bombeiros. Ele disse que as portas de emergência ficavam fechadas para "evitar que pessoas entrassem sem pagar, o que seria uma irresponsabilidade gravíssima".

*Uma mulher que estava no local disse a uma rádio que o telhado tinha sofrido um leve incêndio no dia 25 de dezembro e que nesta quinta-feira o líder do grupo musical advertiu em várias ocasiões que o público não jogasse rojões pelo perigo de que o teto pegasse fogo novamente.

*Nas festas de fim de ano na Argentina é usual que sejam jogados rojões e fogos de artifício, que podem ser comprados em barraquinhas nas ruas.

Vizinhos

*Os vizinhos das redondezas foram os primeiros a começar a ajudar as vítimas, que ficaram nas ruas próximas da discoteca, chamada "República Cromagnon".

*Os feridos foram levados a mais de 14 hospitais da cidade. As listas de pacientes indicam que o público era formado principalmente por adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos. Mas alguns jovens pais também levaram seus bebês e filhos ao show.

*Um rapaz que estava procurando seu sobrinho de 11 anos disse que havia crianças no show porque a apresentação era de uma "banda de família".

*Muitas pessoas circulavam pelos hospitais em busca de parentes e amigos.

*"De repente o teto se abriu e começaram a cair pedaços de borracha incendiados. As pessoas enlouqueceram", disse à Reuters Carlos, que chegou sem sapatos e sem camisa a um hospital público em busca de uma amiga desaparecida.

*"A única coisa que podíamos fazer era molhar as camisetas no banheiro dos homens e das mulheres e jogar toda a água que conseguíamos nos garotos que estavam desmaiados, ou que iam desfalecendo", disse à TV um jovem que conseguiu sair ileso do local.

*O incêndio foi o pior na região desde o que atingiu um supermercado no Paraguai em agosto, matando cerca de 400 pessoas. Vários outros incêndios aconteceram na América Latina nos últimos anos devido a fogos de artifício.

*Há três anos, na capital do Peru, Lima, 300 pessoas morreram quando o fogo atingiu uma área de compras repleta de gente. O incêndio começou com uma explosão numa loja de fogos de artifício.

*Na Argentina, em dezembro de 1993, um incêndio numa discoteca da Província de Buenos Aires deixou 17 adolescentes mortos. Outras tragédias que abateram a cidade incluem uma bomba contra a embaixada israelense em 1992 e outra num centro judaico em 1994. Mais de 100 pessoas morreram nos dois ataques.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS