Amazonas - Capes aprova criação do curso de Mestrado em Comunicação na UFAM

Amazonas - Capes aprova criação do curso de Mestrado em Comunicação na UFAM

Amazonas - Capes aprova criação do curso de Mestrado em Comunicação na UFAM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou esta semana a criação do Mestrado Acadêmico em Comunicação Social, na área de concentração de "Ecossistemas Comunicacionais", na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A área de "Ecossistemas comunicacionais" abrange estudos sobre os processos de organização, transformação e produção das mensagens confirmadas a partir das interações entre sistemas sócio-culturais-tecnológico. A conectividade é mediada pelas tecnologias de informação e comunicação por meio de seus mais diversificados códigos e suportes. As linhas de pesquisa do mestrado são: "Ambientes comunicacionais midiáticos" e "Processos informacionais científicos". De acordo com a Capes, as pesquisas serão estruturadas em torno da relação das novas tecnologias e o reordenamento que elas provocam nas organizações em geral e, particularmente, nas organizações de comunicação e mídia. Esse reordenamento também ocorre nos processos informacionais científicos, ou seja, no modo como os cientistas divulgam sua produção, não apenas nos mídias tradicionais, mas também nas novas mídias. Marco histórico O coordenador do curso de Comunicação Social da Ufam, professor Dr. Gilson Monteiro, a aprovação representa um marco na história do curso. " O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação representa um marco histórico. Não apenas por ser o primeiro da região Norte, mas, por fazer com que o curso de Comunicação Social da Ufam passe a integrar a elite dos estudos e pesquisas em Comunicação do Brasil". Linha de pesquisa 1: Ambientes comunicacionais midiáticos Essa linha estuda os ambientes comunicacionais no espaço das organizações, os ambientes comunicacionais no espaço educacional e os ambientes comunicacionais no espaço artístico-cultural, bem como os efeitos e impactos da reconfiguração e da convergência multimídia nesses ambientes. Visa, ainda, compreender como as organizações modificam seus produtos e processos ao mudarem para o suporte em mídias digitais. Linha de pesquisa 2: Processos informacionais científicos Essa linha ocupa-se com as formas de socialização da produção científica e o elo entre a lógica da mídia, da Ciência e dos cientistas, o que remete a um novo modelo de difusão das pesquisas e dos trabalhos produzidos no campo científico. Busca compreender e analisar a difusão das informações científicas tanto nos mídias tradicionais quanto nas chamadas novas mídias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS