São Lucas movimenta complexo do pátio da E.F.M.M.
*Acadêmicos do curso de Turismo da Faculdade São Lucas realizaram, domingo (06), o mutirão de limpeza no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (E.F.M.M). A ação compõe o projeto E.F.M.M: Adote esta idéia. Durante a ação foram apresentados: um museu vivo, fantoches e até uma instalação feita por artistas plásticos. O objetivo foi retirar o lixo e ocupar o espaço com atividades culturais. A ação também faz parte da VI Semana do Turismo da instituição.
*A limpeza mobilizou acadêmicos, professores e até visitantes que ficaram entusiasmados com a iniciativa. A equipe de ambientalistas Eco-Voyager acompanhou a movimentação e ficou animada com o resultado. “Depois da limpeza as pessoas poderão, inclusive, passear por aqui”, comentaram. Porém, o ambientalista Buddy Martins alertou para a necessidade de continuação do projeto. “Só não pode parar por aqui. As ações precisam continuar”, disse.
*Foram recolhidos inúmeras garrafas pets, lixo doméstico, entulho, papéis e materiais plásticos. A ação contou com a cooperação do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC) do Exército. O trabalho começou, por volta, das 8h e terminou, apenas, às 17h. O mutirão também teve o apoio de empresas privadas, do Governo do Estado, da Associação de Amigos da E.F.M.M, da Assembléia Legislativa e da entidade Rondônia Viva.
*O acadêmico de Turismo, Paulo Afonso Santos Júnior, disse que a coleta de lixo foi uma forma de mostrar a comunidade local às conseqüências negativas da permanência do lixo em local inadequado. Ele também destacou a integração entre os vários setores da sociedade civil organizada. “Todos que apóiam a recuperação da E.F.M.M se integraram”, disse. Quase 200 acadêmicos participaram das atividades.
*A diretora geral da Faculdade São Lucas e coordenadora do curso de Turismo, Maria Eliza de Aguiar Silva, disse que o Turismo é uma alternativa viável e que o projeto da São Lucas contribui para a recuperação de um patrimônio histórico de Porto Velho. O deputado federal, Eduardo Valverde, parabenizou a iniciativa e avaliou que a recuperação da E.F.M.M resgata, além do patrimônio, a identidade da comunidade local.
*Instalação mostrou uma locomotiva a caminho do céu
*A instalação “Lugar de trem é no trilho” foi uma das principais atrações da primeira ação do projeto “E.F.M.M: Adote esta idéia”. A obra reuniu vários materiais como balões, peças de ferro e papel e conseguiu sensibilizar os visitantes. A obra dos artistas plásticos Luciano Rocha e Calixto com “X” atraiu centenas de visitantes durante todo o dia.
*Segundo os artistas a obra, composta de peças brancas, é um pedido de socorro e de paz. A instalação representava uma locomotiva em seus trilhos e que no final do trecho alçava vôo rumo aos céus. No centro da instalação havia a palavra “HELP” (socorro em inglês), uma homenagem à companhia inglesa responsável pela construção. A peça trouxe elementos novos como balões e papel, mas utilizou principalmente as peças de ferro do galpão do pátio da E.F.M.M.
*O maranhense, Luciano Rocha, artista plástico há 10 anos, comenta que a realização da obra durou 10 dias, desde a concepção até a execução. O artista rondoniense Calixto com X disse que a iniciativa é válida porque mobilizou a população em geral. Na construção da obra a São Lucas contou com o apoio do governo do estado e da Companhia de Energia Elétrica de Rondônia (Ceron) com a cessão de equipamentos.