Advogadas realizam encontro e reivindicam debate entre candidatos a presidência da OAB
Aconteceu na tarde de terça-feira (31), no restaurante Beirutes, o 1º Encontro das Advogadas de Rondônia. O evento teve como objetivo pautar a futura diretoria da OAB/RO quanto às políticas adotadas pela Seccional do estado para as mulheres advogadas de Rondônia. Estiveram presentes mais de 60 advogadas, entre profissionais liberais, advogadas públicas e magistradas. O evento foi organizado pela candidata a vice-presidente da chapa OAB Forte e Independente, Maria Creuza Magalhães.
*Entre os assuntos pautados, houve a solicitação para que a Comissão Eleitoral da Ordem organize um debate entre os candidatos à presidência. “As colegas entendem que com um debate as propostas e a conduta em um embate podem ser melhor avaliadas pela classe”, explica Maria Creuza.
*Um documento solicitando o debate será providenciado pela advogada Natiele Godim e deve ser entregue ainda nesta quarta-feira (01) à Comissão Eleitoral da OAB, afirmou a candidata à vice-presidente.
*As advogadas também incluíram na pauta temas que vão discutir e reivindicar publicamente junto a chapa eleita para o próximo triênio. Entre elas, o cumprimento das prerrogativas, a reativação da Escola Superior de Advocacia, ampliação da biblioteca e políticas para incentivar os novos advogados.
*“Os jovens advogados quando saem da faculdade e ingressam na Ordem, muitas vezes não têm condições para montar seu escritório e nem têm transporte, por isso vamos reivindicar melhorias como forma de estimular esses novos profissionais”, alega Maria Creuza. Como sugestão, elas pedem a disponibilização de uma sala montada com equipamentos para ficar à disposição dos jovens profissionais na sede da Ordem e transporte coletivo, tipo van ou micro-ônibus, a exemplo do que já tem em Curitiba.
*Maria Creuza alega que o encontro não tinha como objetivo contar somente com mulheres advogadas que apóiam a chapa OAB Forte e Independente, mas unir todas as profissionais. “Infelizmente, dado a correria e a falta de atualização dos dados de muitas colegas, não conseguimos convidar a todas. Mas queremos ressaltar que independente do resultado das eleições da Ordem, vamos continuar com nossa bandeira e realizar novos encontros para discutir os resultados e as novas metas”.
*A advogada Maria Creuza Magalhães é procuradora federal do Incra e do INSS, professora universitária da Ulbra em Porto Velho e Ji-Paraná, mestra e doutoranda em direito. Mora em Rondônia á mais de 20 anos. Tendo, neste mesmo período, sempre atuante na Ordem, subseção de Ji-Paraná, algumas vezes como vice-presidente ou secretária geral.